
O escritório dinamarquês de arquitetura e paisagismo BOGL foi escolhido como o vencedor do concurso de urbanização e desenvolvimento urbano da cidade portuária de Tananger, na Noruega. Localizada na costa sudoeste da península de Stavanger, a pequena vila do município de Sola está passando por um rápido processo de crescimento, e a proposta do concurso pretende transformar o vilarejo em um atraente lugar para morar, trabalhar e visitar.

Acreditamos que a familiaridade com a paisagem marítima de Tananger é fundamental para o sucesso deste projeto, e por isso pretendemos fortalecer a relação funcional da cidade com o porto e o mar. A proposta de urbanização conta com uma nova praça, a ampliação do porto além de um parque que transformará Tananger em uma das melhores cidades para se viver na Noruega -- Jens Linnet, diretor criativo e sócio do BOGL.

De acordo com as previsões de crescimento, a população da cidade de Tananger deverá dobrar nos próximos trinta anos. Por isso, o projeto apresentado pela equipe do BOGL tem como principal objetivo “certificar que a cidade evolua junto com a chegada de seus novos habitantes”. O porto de Tananger é um elemento inestimável para a história da cidade e continuará sendo também no presente e no futuro. O BOGL, é um escritório-estúdio de paisagismo e planejamento urbano com sede em Copenhague, na capital do país vizinho da Dinamarca. A abordagem apresentada pela equipe dinamarquesa estabelece e fortalece a conexão da cidade com o mar, transferindo a praça central da cidade para a área do porto, transformando-a em um importante elemento de conexão entre o mar e a cidade. De fato, a nova praça será um espaço flexível e aberto para receber as mais diversas atividades, incentivando outras interações entre o espaço construído e a paisagem natural de Tananger. Por se tratar de uma pequena comunidade em um modesto vilarejo, o projeto apresentado pelo BOGL “pretende criar um espaço urbano agradável e funcional, adequado ao crescimento e integração da comunidade local”.

Procuramos respeitar as principais características históricas do lugar, aprimorando todas as qualidades espaciais pré-existentes em Tananger. Concentramos nossos esforços em realçar a beleza que já existe, fortalecendo a sensação de pertencimento e a relação entre a comunidade local e a cidade histórica de Tananger. -- Jens Linnet, diretor criativo e sócio do BOGL.


O projeto de reurbanização da área central de Tananger cobre uma área total de vinte e cinco mil metros quadrados no coração do município, dos quais cinco mil e quinhentos metros quadrados foram dedicados a criação de um novo parque, além e outros quatorze mil metros quadrados de novos edifícios e moradias. A Casa dos Pescadores, um dos principais elementos conceituais deste projeto, faz referência a importância da atividade pesqueira para a comunidade de Tananger, “proporcionando uma transição suave entre a cidade e a paisagem marítima”. Além disso, o projeto conta com diversas novas instalações para o processamento, armazenamento e expedição dos produtos da atividade pesqueira, além de outras instalações públicas, como uma peixaria e um restaurante.