O mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, manteve seu escritório em atividade até falecer em 2012, aos 104 anos de idade. Um dos últimos projetos que concebeu está prestes a ser concluído na cidade de Leipzig, Alemanha. Trata-se de uma esfera de 12 metros de diâmetro engastada no canto de um edifício de tijolos do século XIX que abrigará um café e bar para os funcionários das fábricas da HeiterBlick e Kirow Ardelt AG, empresas do ramo ferroviário.
Apelidado de Esfera Niemeyer, o projeto é baseado em desenhos que o arquiteto produziu em 2011, posteriormente desenvolvidos por Jair Velara, gerente de projeto do escritório de Oscar Niemeyer. Impressiona o nível de acabamento da obra: cinquenta fôrmas de madeira foram produzidas manualmente para moldar a esfera de concreto, além disso, o interior da casca, bastante iluminado, recebeu a aplicação de uma substância desenvolvida especialmente para o projeto, um cristal líquido cuja função é reduzir o índice de ofuscamento solar.
O projeto teve início em 2017, com conclusão prevista para o ano seguinte, porém, a fabricação dos painéis de vidro tomou mais tempo que o esperado, atrasando o andamento da obra.
Ludwig Koehne, proprietário do campus industrial, buscou o arquiteto brasileiro interessado na abertura de seus projetos. "Quanto mais paredes você tem, menos progresso você alcança enquanto companhia. É preciso ter contato com outras pessoas. O pavilhão de Niemeyer é uma forma muito original de reunir as pessoas."
Fonte: The Architect's Newspaper.