Os escritórios WERK e Snøhetta foram selecionados como vencedores do concurso para projetar o novo centro marítimo que será localizado no porto de Esbjerg, na Dinamarca. A equipe propôs um edifício reluzente, intitulado Lanternen, ou Lanterna, que receberá atividades comunitárias.
O novo marco costeiro é um centro comunitário e marítimo dedicado àqueles que vivem ao longo da costa oeste da Dinamarca. Concebido como uma lanterna radiante em uma paisagem muito particular, o projeto pretende aumentr a conexão entre a cidade e o mar.
Previsto para ser construído em 2021, em madeira, o Lantern, encomendado por Esbjerg Kommune e Lokale og Anlægsfonden, é um edifício que celebra a comunidade e a união. O projeto descreve a vida cotidiana de um marinheiro, destaca elementos-chave da comunidade e destaca especificidades do mundo marítimo.
A equipe por trás do Lantern, WERK, Snøhetta e Oluf Jørgensen A / S, concebeu uma casa dinâmica que celebra a estreita relação com o mar e as tradições de pescadores e barcos.
Os arquitetos elaboraram uma proposta que "cria um edifício unificador" segundo os juízes. Em seu comunicado, o júri anunciou que “a proposta se destaca da melhor maneira, combinando o desejo de arquitetura fascinante e inovadora com um alto nível de funcionalidade e a intenção de criar uma moldura, apoiar a comunidade e criar uma nova união entre todos os envolvidos”.
Por outro lado, com relação aos critérios de seleção da equipe vencedora, eles também acrescentaram que “no geral, a proposta é avaliada por equilibrar estética, crueza e funcionalidade em uma combinação muito bonita, feita especificamente para Esbjerg, um contexto e clima difícil. Por esse motivo é avaliado como satisfazendo os desejos do programa da competição de uma maneira excelente”.