Estudantes constroem abrigos para comunidades em situação de emergência na Argentina

A Faculdade de Arquitetura, Desenho, Arte e Urbanismo da Universidade de Morón (UM FADAU) na região metropolitana de Buenos Aires, tornou-se conhecida em toda a Argentina por implementar uma nova tipologia de trabalho de conclusão de curso, chamado de Projeto Final Integrador (PFI). Desde a sua implementação em 2016, ao longo do último ano do curso os estudantes de arquitetura se comprometem a desenvolver projetos sociais em escala real, projetando, gerenciando e construindo edifícios que devem então ser doados à uma organização sem fins lucrativos ou município de sua escolha. A iniciativa da Faculdade de Arquitetura de Morón faz parte do Programa Acadêmico de Assistência Federal “PAAF!!”, criado pela mesma Faculdade com o intuito de aproximar o ensino e a extensão, capacitando seus alunos para enfrentar os problemas mais urgentes e a desenvolver soluções inteligentes e que possam contribuir de imediato para a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais carentes do país.

Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

O trabalho de conclusão de curso realizado pela turma de 2019 foi chamado de “Projeto Temporário de Habitação” e está composto por oito unidades modulares concebidas para acolher e fornecer assistência básica à comunidades em situação de emergência social. Os oito módulos são: PAR (Projeto de Ação Resiliente), MIC (Módulo de Integração e Contenção), CO-HAB (Centro Comunitário), CONECTA (Habitação Temporária, ESCAPE (Habitação Temporária, NIDO (Habitação Temporária), MH25 (Habitação Temporária) e COBIJO (Habitação Temporária). Os edifícios modulares, projetados pelos alunos da Faculdade de Arquitetura de Morón, serão implantados em uma propriedade do município na região sul da cidade e a sua construção deverá ser iniciada já no início do ano que vem.

Tratando de definir nosso perfil acadêmico, nos demos conta de que existem dois mundos paralelos em nosso país: o institucional, com todas as suas questões burocráticas e aquele composto pelas pessoas comuns, as quais precisam de soluções imediatas para seus problemas mais urgentes. Em nosso país, como em muitos outros países da América Latina, enquanto muito se discute e se planeja, os setores mais pobres da população continuam sofrendo e sem ver as suas necessidades mais básicas atendidas, tampouco seus direitos inalienáveis e inerentes à condição humana contemplados. Pensando nisso, decidimos partir para a ação, convidando toda a comunidade universitária a participar, desenvolvendo soluções para os problemas que estão ao alcance de nossas atribuições. Mas acima de tudo, sentimos uma obrigação moral de formar profissionais capazes de enxergar as coisas como elas são, onde não há mais espaço para a alienação e desinteresse, onde o nosso compromisso como arquiteto passa a ser uma questão ética. - Arq. Alejandro Borrachia Decano UM FADAU

Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

Durante o ano de 2016, a disciplina de PFI propôs aos seus alunos construir um módulo de habitação em escala real destinado a atender famílias e comunidades carentes de todo o país. Hoje, depois de mais de dois anos de trabalho, os resultados desta iniciativa inovadora estão se multiplicando exponencialmente; as equipes de PFI, constituídas por 6 a 8 alunos, depois de realizarem suas pesquisas e detectarem um problema social em um lugar específico, passam a elaborar seus projetos acompanhados de um plano de ação. O passo seguinte é a construção de suas propostas, o qual se leva à cabo com a ajuda e colaboração das próprias comunidades e com o auxílio de instituições governamentais e não governamentais, assim como fundações, entidades religiosas, empresas do setor público e privado ou qualquer pessoa que queira participar.

O primero grupo de alunos em concluir o Projeto Final Integrado em seu novo formato, viajou até a província de Santiago del Estero, no Noroeste da Argentina, para construir um módulo de habitação flexível em estrutura de madeira, chapa e adobe, o qual responde as condições climáticas específicas assim como a identidade cultural da região. A segunda equipe desenvolveu o projeto de um alojamento para os alunos de uma escola de ensino médio em San Miguel de los Colorados, província de Jujuy, no noroeste remoto da Argentina e muito próximo das Salinas Grandes, onde os alunos levavam cerca de quatro horas em seu trajeto diário até a escola através de uma trilha a 3800 metros de altitude. Sob o mote "construindo para educar" o alojamento foi construído em adobe, segundo as técnicas tradicionais da região e com o auxílio de mão de obra local. Além destas duas primeiras experiências, outras seis propostas foram concluídas no contexto do novo PFI e já encontram-se em operação em distintas localidades de nosso país. A seguir, saiba mais sobre os trabalhos realizados pelos alunos da Faculdade de Arquitetura de Morón no último ano de 2019:

ESCAPE (Habitação Temporária)

ESCAPE (Hábitat Temporal). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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CO-HAB (Centro Comunitário)

CO-HAB (Salón de usos Múltiples). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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MH25 (Habitação Temporária)

MH25 (Hábitat Temporal). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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PAR (Projeto de Ação Resiliente)

PAR (Proyecto de Acción Resiliente). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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NIDO (Habitação Temporária)

NIDO (Hábitat Temporal). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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MIC (Módulo de Integração e Contenção)

MIC (Módulo de Integración y Contención). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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COBIJO (Habitação Temporária)

COBIJO (Hábitat Temporal). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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CONECTA (Habitação Temporária)

CONECTA (Hábitat Temporal). Image Cortesía de UM FADAU - Arq. Alejandro Borrachia

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Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Estudantes constroem abrigos para comunidades em situação de emergência na Argentina" [Estudiantes argentinos construirán espacios temporarios para familias en situación de emergencia social ] 07 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929414/estudantes-constroem-abrigos-para-comunidades-em-situacao-de-emergencia-na-argentina> ISSN 0719-8906

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