O aplicativo de segurança Malalai, criado pela arquiteta e urbanista Priscila Gama, cuja função é tornar as cidades e as diversas formas de deslocamento mais seguras para mulheres, foi o grande homenageado do prêmio GOL Novos Tempos. A premiação celebra iniciativas que buscam democratizar a mobilidade.
O sistema do Malalai permite que usuárias compartilhem suas rotas com alguém em sua lista de contatos, para que possam acompanhar em tempo real seu deslocamento. É possível, também, notificar essa pessoa quando se chega ao destino ou enviar um alerta em caso de emergência.
O nome do aplicativo faz referência à Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. A ideia veio quando Priscila Gomes acompanhou a campanha #MeuPrimeiroAssédio, do site Think Olga, em que mulheres compartilhavam relatos de episódios de violência. A arquiteta se espantou com o número de mulheres violentadas na rua à noite ou em transportes coletivos e compartilhados. Decidida a alterar essa realidade, Priscila lançou o aplicativo Malalai em 2015, em parceria com o programador Henrique Mendes. Desde o lançamento do Malalai, o serviço já foi utilizado por mais de 30 mil pessoas.
Além da função de compartilhamento de rota, o app conta com a possibilidade de inserir informações sobre pontos positivos e negativos no mapa, como má iluminação, comércio aberto e em qual horário, presença de polícia e porteiros, dentre outros. Essas informações montam um mapa colaborativo que identifica as rotas mais seguras.
O sistema conta, ainda, com um anel digital denominado Acessório Malalai, um anel que se conecta ao celular com bluetooth e, ao ser pressionado, envia um SMS de alerta e a localização do usuário para contatos cadastrados no aplicativo.
O Malalai conta também com uma plataforma web, por onde é possível contribuir no mapa colaborativo e encomendar o Acessório Malalai. Saiba mais sobre o aplicativo aqui.
Via CAU.