A Revery Architecture acaba de lançar o projeto de um novo mega empreendimento residencial desenvolvido para a a Squamish First Nation, uma organização sem fins lucrativos voltada à promoção de projetos habitacionais no Canadá. Desenvolvido em conjunto com os empreendedores da Westbank, o projeto de mais de três bilhões de dólares pretende transformar para sempre a região de Kitsilano na cidade de Vancouver. O projeto, composto por onze torres residenciais, será construído sobre uma extensa área de reserva natural, uma área protegida e antigamente ocupada pelos povos nativos do Canadá. Quando for concluído, este será o maior empreendimento residencial construído sobre uma área de reserva no Canadá.
Conforme publicado por primeira vez pelo Vancouver Sun no último dia 11 de dezembro, o projeto de 6.000 unidades residenciais está cada dia mais próximo de se tornar realidade depois do resultado positivo no referendo do último dia 10 de dezembro. O empreendimento será implantado na área de reserva protegida próxima da Ponte Burrard, ocupando uma área de aproximadamente cinco hectares dos pouco mais de 200 hectares de área total da reserva. A Squamish Nation, administradora das áreas protegidas dos povos nativos do Canadá, não é obrigada a cumprir os regulamentos e códigos de obras específicos da cidade de Vancouver, ainda assim, os responsáveis pelo projeto estão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais. Algo entre 70 e 90% das unidades serão comercializadas em regime de aluguel enquanto que o restante será arrendado como áreas condominiais.
“A nação Squamish está muito feliz com o resultado do referendo do último dia 10 de dezembro, o qual foi aprovado por uma maioria esmagadora. É realmente um momento marcante na história desta instituição”, escreveu Khelsilem, vereador da Squamish Nation. “O Projeto para Vancouver, chamado de Sen̓áḵw, transformará a Squamish Nation como a conhecemos hoje, fornecendo imensos benefícios sociais, culturais e econômicos a todos os membros da Squamish Nation hoje e durante as próximas gerações.” Segundo Khelsilem, o projeto visa atender a uma escassez crítica de apartamentos em regime de aluguel na cidade de Vancouver. Representantes da iniciativa esperam que o projeto desenvolvido em parceria entre a Revery Architects, a administração de Vancouver e os membros da Squamish Nation possa ser utilizado como um modelo para futuros projetos em áreas de reserva protegida no Canadá.
A construção da primeira fase do projeto está planejada para começar em 2021.