Uma instalação imersiva que convida o público a explorar a interação da luz solar e das sombras projetadas através de uma série de perfurações arquitetônicas, inspirando-se no Mashrabiya. O conceito, desenvolvido pela dupla Carlos Gris e Rimsha Kidwai, do estúdio de design Tinkah, foi desenvolvido ao lado dos fabricantes de madeira Finsa para a Dubai Design Week 2019. A intenção era oferecer aos visitantes um momento de conforto do sol na longa transição do estacionamento para o show.
O muxarabi, um elemento da arquitetura tradicional do Oriente Médio, foi historicamente usado como tela sobre as janelas. As perfurações geométricas dos Mashrabiyas permitem que os ocupantes observem a atividade sem serem avistados. Simultaneamente, evita que o sol superaqueça as casas, limitando a quantidade de luz e permitindo a brisa.
A Finsa encomendou ao estúdio a criação da Instalação de Gateway usando o material pioneiro 'Fibracolor', um MDF totalmente sustentável e pigmentado. Tinkah imaginou esse material em uma estrutura composta por 2 peles com diferentes texturas geométricas inspiradas nos Emirados. A pele externa é amarela brilhante para refletir a luz do sol, enquanto a pele interna oferece tons de cores mais confortáveis. O calor é capturado em um volume entre as duas camadas e ventilado para cima através do telhado.
A instalação também funciona como uma bússola natural para os visitantes, orientando-os nas principais direções. À medida que passam pelo espaço, a luz solar cria padrões sobre os hóspedes e a área circundante. Todo o ambiente evolui ao longo do dia à medida que a luz do sol muda. Essa alteração é destacada nas peças de móveis feitas em Fibracolor.