Arquitetura Árabe

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Emirados Árabes Unidos

Projetos mais recentes em Emirados Árabes Unidos

Últimas notícias em Emirados Árabes Unidos

Disneylândia Distópica: a história por trás da cidade fantasma de castelos na Turquia

Muito provavelmente, a maioria de nós já se imaginou vivendo em um castelo em algum momento da vida, seja na infância embalada pelos contos de fadas, seja na fase adulta estudando sobre a monarquia europeia. Levando em conta esse fascínio, o que você acharia se tivesse a possibilidade de comprar o seu próprio castelo? Por 370 mil dólares, isso era possível na Turquia em meados de 2014. Seriam 325 metros quadrados de puro luxo, com torres azuladas e escadas em caracol. A única questão é que ao lado do seu castelo haveria outros 731 idênticos. Mas quem se importa com exclusividade diante da possibilidade de viver um conto de fadas da Disney?

Como os edifícios super altos estão envelhecendo?

Em 1853, na Feira Mundial de Nova York, um senhor de terno e cartola subiu a uma plataforma suspensa e ordenou que a corda a qual a sustentava fosse cortada. Ele caiu alguns centímetros, mas o sistema de segurança entrou em ação e a plataforma se manteve estável para delírio da multidão que estava assistindo. Nesse momento, talvez nem Elisha Graves Otis tivesse dimensão de como sua invenção iria mudar definitivamente o rumo da arquitetura.

Jornadas espirituais: arquitetura religiosa no sul global

A arquitetura religiosa sempre teve um poder único para transcender o reino físico, transportando os visitantes para uma jornada espiritual. Em muitos sistemas de crença, ela funciona como um espaço entre o terreno e o divino universal. Essa experiência projetada muitas vezes pode ser facilitada por meio de diferentes escolhas, onde a luz, a forma, a materialidade e a circulação desempenham papéis essenciais. Além disso, a arquitetura e o design têm um profundo impacto na experiência espiritual vivenciada por cada indivíduo.

Nikken Sekkei conclui o maior arranha-céu em balanço do mundo em Dubai

A escritório japonês Nikken Sekkei acaba de concluir uma nova construção no distrito financeiro central de Dubai, abrangendo o "maior balanço do mundo", que flutua a 100 metros do solo. Composto por duas torres conectadas por uma ponte horizontal fechada, o "One Za'abeel" atua como um novo ponto de entrada para a cidade. Projetado para ser um símbolo do crescimento e expansão de Dubai, o projeto oferece fácil acesso à região central da cidade. O plano inclui restaurantes, espaços comerciais, locais de trabalho e acomodações em hotel.

URB divulga proposta para a Dubai Cycle City 2040

A URB divulgou um estudo para a Dubai Cycle City 2040, visando uma infraestrutura para ciclismo diversificada no Emirados Árabes Unidos. A iniciativa tem como objetivo revolucionar o transporte em Dubai, proporcionando aos residentes acesso rápido a serviços essenciais e locais por meio de ciclismo ou caminhada. Em uma cidade onde os carros sempre foram a principal forma de transporte, atualmente estão sendo desenvolvidos planos para revolucionar a mobilidade urbana.

Descarbonização e soluções regionais: os principais temas da arquitetura para a COP28

Em 30 de novembro teve início em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a COP28, a cúpula climática da ONU. O evento consiste no encontro anual de governos nacionais e tem como objetivo de estabelecer estratégias para limitar a extensão da crise climática e seus efeitos adversos. A cúpula do ano passado definiu várias medidas importantes, incluindo a promessa de um fundo global destinado a fornecer ajuda financeira a países em desenvolvimento afetados por desastres climáticos.

Waiwai apresenta exposição sobre o modernismo no Uzbequistão na Trienal de Sharjah 2023

A Fundação para o Desenvolvimento da Arte e Cultura do Uzbequistão, em parceria com Wael Al Awar, apresentou "Tashkent: Apropriando-se do Modernismo" na Trienal de Arquitetura de Sharjah. A exposição destaca três notáveis exemplos de arquitetura moderna em Tashkent, no Uzbequistão. Idealizada por Wael Al Awar, fundador e diretor da waiwai, a mostra apresenta os três estudos de caso e sua significativa evolução ao longo do tempo.

A beleza da impermanência: explorando a arquitetura adaptativa do sul global na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023

Inaugurada em 11 de novembro de 2023 e em funcionamento até 10 de março de 2024, a Trienal de Arquitetura de Sharjah serve como uma metáfora que chama a atenção para as inovações em design e tecnologia no ambiente construído, especialmente no sul global. A exposição conta com contribuições de 29 arquitetos e estúdios de 25 países. Dando sequência a algumas discussões levantadas na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza, a Trienal de 2023 embarca em uma jornada semelhante, criando espaço para vozes e discussões frequentemente negligenciadas em exposições globais e revelando elementos que há muito existem, mas permaneceram invisíveis. Com uma consciência aguçada do sul global, mas também do norte, e uma compreensão das polaridades entre eles, conforme articulado pela curadora Tosin Oshinowo, esta segunda edição da exposição tem como tema "A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura da Adaptabilidade".

Tadao Ando divulga projeto para novo centro de artes cênicas em Sharjah

Tadao Ando divulgou o projeto para um novo centro de artes cênicas em Aljada, Sharjah. Batizado de "Il Teatro", o auditório com 2000 lugares, galeria e espaço para eventos será o ponto focal do masterplan de Aljada. Voltado para arte, cultura e design, o distrito de Naseej abrigará o teatro, integrado a uma praça cultural. Com conclusão prevista para 2027, o projeto é um exemplo da característica simplicidade arquitetônica de Tadao Ando.

A madeira é uma solução sustentável para o Oriente Médio?

O movimento de arquitetura "sustentável", como o entendemos hoje, começou a ganhar forma no final do século XX em resposta às crescentes preocupações com a degradação ambiental, o consumo de energia e a escassez de recursos. Dentro desse diálogo global sobre sustentabilidade, a madeira tem sido exaltada como um símbolo de consciência ambiental e descarbonização. Sendo um dos materiais de construção mais versáteis, se tornou ainda mais procurada com a ascensão desse movimento. As árvores absorvem dióxido de carbono durante seu crescimento, que permanece na madeira quando esta é usada na construção — ou seja, menos CO2 na atmosfera.