A proposta desenvolvida em parceria entre a Carmody Groarke e a Riehle+Assoziierte foi escolhida como a vencedora do concurso para o projeto do novo campus da Igreja Evangélica Luterana na cidade de Nuremberg, na Alemanha. A ideia apresentada pela dupla britânico-alemã visa adaptar e ampliar um antigo edifício brutalista de escritórios de arquitetura construído na década de 1960, transformando-o em um novo empreendimento com mais de trinta e oito mil metros quadrados. O conceito do projeto gira em torno da criação de um pátio aberto par a cidade, implantando uma nova praça pública em pleno coração do edifício, simbolizando a abertura da instituição e sua missão de acolher a comunidade local.
Mais do que apenas um edifício religioso, o novo campus da igreja evangélica luterana incluirá espaços didáticos para dois novos cursos de teologia independentes, escritórios administrativos e amplas instalações para a realização de congressos e simpósios na maior sede da instituição na região da Baviera. Complementando o programa do novo campus, o complexo contará ainda com um edifício de moradia estudantil com 100 quartos além de um berçário e uma capela. A estrutura existente da torre e do edifício horizontal do campus foi erguida durante o intenso e rápido processo de reconstrução da cidade de Nuremberg depois do fim da segunda guerra mundial, um período que marcou uma mudança radical na arquitetura da antiga cidade medieval de Nuremberg. O antigo edifício brutalista será transformado, substituindo os painéis pré-fabricados de concreto com novas estruturas leves de madeira, ampliando horizontalmente a área do edifício existente em até 10.000 metros quadrados.
O arquiteto chefe do escritório Carmody Groarke Kevin Carmody disse: “Fomos inspirados pela visão da Igreja Evangélica da Baviera de preservar, ampliar e re-significar de forma criativa a estrutura do edifício existente, reduzindo o impacto ambiental do empreendimento além de criar uma nova e dinâmica imagem institucional da igreja na cidade de Nuremberg. O principal objetivo do projeto é ampliar a conexão entre a instituição e o centro da cidade e, preservando o máximo possível da estrutura existente, estamos procurando adaptar de forma mais adequada o edifício para que possa melhor atender as atuais e futuras demandas da igreja evangélica luterana.”
Ainda não há expectativa para o início da construção do novo campus da Igreja Evangélica Luterana na Baviera.