Uma das maiores exposições dedicadas à arquitetura brasileira realizadas fora do Brasil, Infinito Vão chega a São Paulo. Idealizada pela Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura em 2018, a mostra tem curadoria de Guilherme Wisnik e Fernando Serapião e será inaugurada no dia 25 de novembro no Sesc 24 de Maio.
A exposição compreende um período de nove décadas de produção arquitetônica brasileira, abrangendo desde a conclusão da primeira das três casas modernistas de Gregori Warchavchik – a Casa da Rua Santa Cruz, concluída em 1928 – até o presente.
Além de projetos de arquitetura, a exposição reúne produções cinematográficas desse mesmo período que lidam, de alguma forma, com questões relacionadas à cidade ou à arquitetura.
Infinito Vão – 90 anos de Arquitetura Brasileira é ambiciosa no sentido de buscar realizar uma síntese compreensível da produção de arquitetos e arquitetas no Brasil em um período longo, de quase um século, e que é marcado por um feito arquitetônico de importância universal: a construção da capital federal no cerrado.
Inicialmente prevista para acontecer entre os meses de abril e junho deste ano, a mostra, que teve sua abertura adiada devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, agora pode ser visitada gratuitamente pelo público de 25 de novembro de 2020 a 27 de junho de 2021, de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/24demaio. As visitas à exposição têm duração máxima de 60 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas, durante todo o período.
Matéria atualizada em 16 de novembro de 2020.