O mais recente vídeo produzido pela Building Pictures sobre Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, projetado pelo escritório Spaceworkers, utiliza como referência uma das personagens mais emblemáticas criadas pelo cineasta Jacques Tati: o Sr. Hulot. Com seu espírito curioso, ele convida o espectador a acompanhá-lo nesta visita.
O projeto se destaca pela inspiração na história do românico em Portugal e pela posterior reinterpretação dessa influência de forma contemporânea.
O vídeo começa no exterior do edifício e segue o percurso do Sr. Hulot, um misterioso indivíduo, muito focado nos detalhes, que nos conduz pelos espaços construídos. Ao entrar, depara-se com o volume central do centro, um espaço amplo e luminoso, que conecta os diferentes ambientes expositivos, de tamanhos e formas diversos.
Sr. Hulot percorre as salas expositivas, surpreendendo o espectador, que continua a descobri-las com ele. Em cada uma delas, encontra elementos que apelam a diferentes sentidos, como uma maquete, um filme ou um painel interativo. Com a chegada da noite, o Sr. Hulot volta ao exterior para admirar a massa construída e a luz que emana de suas aberturas.
CRÉDITOS
Direção & Produção: Building Pictures
Câmara: Sara Nunes
Pós-produção: Sara Nunes
Sonoplastia: Ana Pedro
Música: Bruno Ferreira
M. Hulot: Francisco Relvas
Criança: Fausto
Localização: Lousada – Porto, Portugal
Centro de Interpretação do Românico / spaceworkers
57 Mais informações Menos informações Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Distrito do Porto, na Vila de Lousada, a área de intervenção encontra-se numa zona de expansão desta Vila, numa parcela marcada pela forte relação com uma praça urbana, Praça das Pocinhas, e ainda com a Igreja da Senhor dos Aflitos elemento referencial e de forte presença no centro da vila.