Os escritórios KPMB Architects e Suffolk inauguraram recentemente o novo Centro de Ciências da Computação e Dados da Universidade de Boston. O edifício é uma adição ao campus central da Universidade de Boston e seu primeiro grande centro de ensino construído em mais de 50 anos. Como o edifício mais alto da Universidade de Boston, a estrutura de 19 andares e 35.000 metros quadrados reunirá os departamentos de matemática, estatística e ciência da computação sob o mesmo teto.
O Centro será o maior edifício neutro em carbono construído em Boston desde a Atualização do Plano de Ação Climática da cidade firmado em 2019. Além de ser 100% livre de combustível fóssil, a instalação conta com o que há de mais novo em tecnologias de sombreamento, janelas com vidros triplos e elementos sustentáveis. Além disso, o edifício foi projetado para ser resiliente às inundações costeiras, previstas nos piores cenários futuros.
O volume da torre pode ser decomposto em uma série de pavimentos ligeiramente desalinhados, conformando terraços de usos variados, empilhados sobre uma base que abriga um espaço público, saguão de entrada e ambientes informais de aprendizado. O projeto tem conclusão prevista para 2022.
FICHA TÉCNICA
Arquitetura: KPMB Architects
Engenharia mecânica: BR+A
Consultoria LEED: The Green Engineer
Paisagismo: Richard Burck Associates
Engenharia geotécnica: Haley & Aldrich
Engenharia estrutural: LeMessurier
Engenharia civil: Nitsch Engineering
Empreiteira: Suffolk Construction
Obra geotérmica: Skillings & Sons
Via Suffolk