A Laka divulgou os resultados da competição Arquitetura que Reage [Architecture that Reacts], que reuniu mais de 200 inscrições. Com o objetivo de diversificar os resultados, o tema se concentrou nas esferas de design arquitetônico, urbanismo, tecnologia ou design de produto, "capaz de interagir dinamicamente com seu ambiente social, natural ou construído". De fato, o assunto gira em torno de “soluções interdisciplinares desenvolvidas através de um processo de mudanças e ajustes”.
Um painel internacional de jurados examinou os projetos de 350 participantes de 40 países e selecionou as propostas que “tiravam vantagens de disciplinas como robótica, mecânica, fabricação digital, biodesign e biofabricação, design computacional, ciência dos materiais, bioarquitetura, ciências sociais, design industrial, mobilidade e muito mais”. Confira a seguir a lista completa dos vencedores.
Vencedor
THE ARK/ Safia Dziri, Megan Stenftenagel, Matt Turlock, e Emiel Cockx
O aumento do nível dos oceanos, e a solução quase onipresente da indústria criativa permite uma intervenção no tecido urbano exclusiva no campo de design. Portanto, indagamos, a arquitetura deveria combater ou tirar vantagem das inundações? A inundação é um desastre natural ou uma fonte de beleza? As propriedades costeiras devem ser abandonadas ou revestidas com materiais duráveis? Ark propõe uma arquitetura reagente, que busca preservar os tecidos urbanos sob risco de inundação, enquanto simultaneamente expande os espaços existentes.
Medalha de Ouro
METAMORFOSE GLACIER / Aasish Janardhanan
Embora a Terra esteja em constante alteração, a velocidade atual das mudanças climáticas não tem precedentes. Os drásticos fragmentos de evidência nas áreas de alta altitude, especialmente nos Alpes, expõem claramente as mudanças climáticas e seus impactos. Redução da cobertura de neve em altitudes mais baixas, geleiras em retração, derretimento dos solos congelados com mudanças extremas de temperatura e precipitação são as maneiras pelas quais os Alpes confirmam o impacto.
Medalha de Prata
IGREJA DE OTAKUS / Zhiyi Chen
Baseado no pós-secularismo, o projeto pretende aumentar a conscientização sobre o fenômeno social em andamento e sua reflexão sobre a disciplina arquitetônica. O projeto prevê um cenário futuro em que a religião e o mundo banal são sinteticamente combinados, envolvendo ativamente a interação pública no espaço físico.
Medalha de Bronze
A GERAÇÃO DE DESSALINIZAÇÃO / Joseph Shenton
(...) Devido à inércia das comunidades globais desenvolvidas, as pessoas mais vulneráveis provavelmente terão que aceitar o aumento do nível do mar e se adaptar às mudanças que se aproximam das comunidades agrícolas e urbanas costeiras. A maioria das terras ameaçadas está localizada nos países em desenvolvimento da Ásia, onde as inundações crônicas devem afetar áreas que contêm 10% de suas populações. Sem se adaptar, essas comunidades provavelmente se tornarão refugiados climáticos.
Menções Honrosas
O Renascimento de Karez: Plano Oásis / Yuxuan Cai, Zehua Bian, Yuxuan Dai
Derrubando a 4ª Parede / Ahmad Hafez, Nezar Abualhalaweh, Hamzeh Al-Thweib
PROTOCELL / Monika Kalinowska, Denys Karandiuk
Duas peças e um elástico / Santiago Diaz Giral
Worm Space / Zi Kang Lim
Mycokarst / Anna Budnikova
ADAPTAÇÃO EM AUGMENTAÇÃO / Md. Shariful Alam Anik
Climatree / Raymond McGreal
Regen Pods: uma abordagem de design multifacetada para amanhã / Deo Alrashid Trevecedo Alam, Franz Christopher Berania Diaz, Matthew Geo Navarro Ravago, Amador Jr Rosales Belgica, Theodore Andre Ramos Guttierez, Kiezl Legaspi Salvador, Denise Rose Dy Chang
MOD CITY / Fernando Meseguer Zapata