A IKEA Áustria tem planos de construir uma nova loja no coração de Viena. Sem vagas para automóveis, o projeto aborda, de alguma forma, questões globais emergentes, atendendo às mudanças no comportamento de seus cliente e da mobilidade urbana.
A IKEA Westbahnhof é acessível apenas por transporte público, bicicletas ou a pé. Projetada pelo escritório querkraft architekten, de Viena, as quatro fachadas e a cobertura da loja serão recobertas por vegetação. Definindo um novo ponto de encontro no denso centro da cidade, a loja se localiza no final da Mariahilferstrasse, a principal rua comercial do centro.
Acessível a pé a partir de todos os pontos das duas linhas de metrô que passam sob o edifício, a IKEA Vienna Westbahnhof está atendendo aos padrões de mobilidade da população local. O edifício abrigará, além da loja da IKEA em seus quatro primeiros pavimentos, pequenos estabelecimentos comerciais no térreo, criando uma fachada ativa, um albergue nos 2 pavimentos superiores e um jardim na cobertura.
Verde, em acordo com a escala humana, modular, a loja IKEA busca se tornar um marco em Viena. A transparência dos fechamentos cria um aspecto acolhedor, além de oferecer oportunidades pouco convencionais de mostruário e vitrine. A equipe de projeto busca obter certificação BREEAM Excellent para o edifício, e, para isso, planeja plantar 160 árvores que poderão baixar em até 2ºC a temperatura interna da edificação.