Uma nova ordem executiva de Donald Trump pode obrigar que qualquer novo edifício federal nos Estados Unidos seja construído imitando o estilo clássico. Com o infame nome Making Federal Buildings Beautiful Again, a ordem exigiria uma revisão das Diretrizes para Arquitetura Federal, publicadas em 1962, para garantir que "o estilo arquitetônico clássico seja o estilo preferido e o padrão" para edifícios federais novos e projetos de renovação.
Apresentada pela primeira vez em um relatório exclusivo da Architectural Record, a ordem executiva visa tornar a arquitetura clássica o estilo padrão para o país. Afastando-se das diretrizes originais estabelecidas pelo ex-senador de Nova Iorque, Daniel Patrick Moynihan, que dizem que "o projeto deve fluir da profissão da arquitetura em direção ao governo, e não vice-versa", a nova ordem busca solucionar a suposta incapacidade dessas diretrizes de reintegrar "valores nacionais em edifícios federais", pois estes são "freqüentemente influenciados pelo brutalismo e pelo desconstrutivismo".
A notícia foi divulgada na semana passada, após o arquiteto-chefe da Administração de Serviços Gerais e diretor do programa de excelência em design, David Insinga, ter renunciado ao cargo. Até agora, a Casa Branca não se manifestou oficialmente em relação a ordem executiva.