A arquitetura chilena tem uma forte relação com a geografia e o clima do país. Germán del Sol é reconhecido como um dos arquitetos mais prolíficos a trabalhar com essas rigorosas condições, com projetos em todo o país que aprimoram e redescobrem a paisagem natural por meio de uma arquitetura que faz uso de materiais naturais, aplica técnicas locais e apresenta um profundo sentido de lugar.
O fotógrafo e cineasta Pablo Casals-Aguirre revisita o Remota Lodge in Patagonia, um dos projetos mais famosos de Germán del Sol, em um vídeo capaz de transmitir não apenas a relação visual com a natureza, mas também a experiência de habitar a paisagem a partir do edifício.
A paisagem selvagem das planícies da Patagônia cobre também a cobertura dos edifícios. As lajes de concreto são revestidas com a mesma membrana sintética de asfalto e uma camada de grama selvagem meio metro de altura. [...] A luz sempre cambiante da Patagônia adentra o edifício pela sequência de fendas verticais nas fachadas. Então, abraça os grandes pilares de concreto e madeira e desliza pelas treliças que ficam logo abaixo da laje de concreto. - Germán del Sol