-
Arquitetos: CHYBIK + KRISTOF ASSOCIATED ARCHITECTS
- Área: 835 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alex Shots Buildings
-
Fabricantes: AutoDesk, BAT Design, Freeform by Suncab Foundation, KOMA Modular, Nahaku, Pilsner Urquell, mmcite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Manifesto Market é uma marca do setor da hospitalidade que cria experiências memoráveis para os seus clientes resultantes do cruzamento entre gastronomia, arquitetura, design e tecnologia. Para a segunda localização, o proprietário e arquiteto paisagista Martin Barry escolheu regenerar um local anônimo em Praga, no coração do bairro de Smíchov.
O Manifesto Smíchov abriu em Julho de 2019 num espaço anteriormente ocupado por um estacionamento e localizado junto ao edifício art-nouveau conhecido pela designação de “Casa Nacional”. O conceito do Manifesto relaciona-se com uma ocupação temporária e implementação de soluções sustentáveis no processo operacional diário, sendo que aos arquitetos Chybik+Kristof foi proposto o desafio de criar, através de unidades modulares, um espaço elegante que enquadrasse experiências culturais e gastronômicas capazes de proporcionar momentos únicos para os visitantes e residentes. O Manifesto localiza-se numa área da cidade marcada por valiosos exemplos de arquitetura do século XX. A evocação do genius loci do lugar era uma clara ambição dos arquitetos. O antigo estacionamento foi também um jardim botânico e um restaurante ao ar-livre, definido por uma malha ortogonal de árvores.
A ideia passa assim por recordar e reviver o espaço público verde e luxuriante de outrora, harmoniosamente combinado com uma escala e proporções mais íntimas, que nos remetem para as típicas passagens públicas que caracterizam as ruas de Praga. Deste modo, a vegetação presente no pátio e a sua presença guiaram o projeto tanto quanto as componentes programáticas envolvidas – gastronomia, cultura e eventos.
A peça central do projeto é o espelho d'água orientado para a fachada histórica, que se tornou a atração mais emocionante para crianças e adultos, gerando uma interação particular em torno do espaço. O espelho d'água encontra-se integrado numa plataforma elevada de madeira onde se localizam as infraestruturas técnicas temporárias e que possibilita a criação de uma área completamente livre de obstáculos e acessível a todos.
Um total de onze unidades são habitadas por vários vendedores que oferecem especialidades gastronômicas, a tradicional cerveja Pilsner Urquell ou outros refrescos, enquanto a plataforma serve como um terraço generoso com diversas opções de mobiliário para estar. As chapas de alumínio corrugado que revestem os contentores misturam-se divertidamente com o espaço na forma como o refletem, em especial as cores e fachada da Casa Nacional. A reflexão reaparece nas ondulações da água.
O vibrante pátio do Manifesto é iluminado por candeeiros reciclados produzidos pelo estúdio Nahaku que reutilizam barris de prosecco e cujo design estabelece relações com a iluminação art-deco presente no interior da Casa Nacional. O estúdio de mobiliário exterior de David Karasek – mmcité – proporcionou elegantes bancos de “merenda” bem como as espreguiçadeiras que alegremente pontuam o espaço.
Vale destacar que ambas as localizações funcionam com base em energia 100% proveniente de fontes renováveis, produzida pela empresa checa Nano Energies - Martin Barry tem esperança de inspirar outros na tomada da mesma decisão. Outro aspecto inovador é o fato de ambos os mercados funcionarem exclusivamente através de terminais de pagamento personalizados.