Como parte das atividades do Congresso UIA2020, o Instituto de Arquitetos do Brasil irá produzir, em parceria com o CAU/BR, uma publicação com exemplos de projetos brasileiros de arquitetura e urbanismo alinhados aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) em mais um esforço para mostrar práticas sustentáveis de arquitetura e planejamento urbano.
Os ODS integram a agenda 2030 lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Arquitetos e urbanistas interessados em enviar projetos para fazer parte da publicação, podem preencher o formulário de inscrição até 15 de março de 2020.
Os projetos selecionados poderão também ser apresentados em uma exposição que está sendo preparada em parceria com a comissão de acompanhamento dos ODS da UIA, da qual o IAB faz parte.
Sobre a Agenda 2030
O documento Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotado pelos países integrantes da ONU em 2015. Trata-se de um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODS, e 169 metas. São objetivos e metas claras para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.