O Itaú Cultural promove, a partir do próximo sábado, 29 de fevereiro, a 49ª edição do programa Ocupação, que desta vez homenageia o arquiteto Rino Levi. A instituição convida o público para um percurso pela vida e pela obra do arquiteto e urbanista que atuou no processo de modernização de São Paulo, marcando a paisagem da cidade a partir do final da década de 1920.
Rino Levi nasceu em São Paulo, capital, no dia 31 de dezembro de 1901. Muda-se para a Itália em 1919, onde se forma arquiteto pela Escola Superior de Arquitetura de Roma, em 1925, e no ano seguinte retorna ao Brasil. Foi responsável por várias das primeiras obras de arquitetura moderna na cidade de São Paulo, e por consequência no Brasil, como o Edifício Columbus, projetado em 1928 e concluído em 1932, o Edifício Guarany e o Edifício Sarty.
Levi teve sua carreira interrompida prematuramente em 1965, aos 63 anos de idade. Porém, deixou um vasto conjunto de obras construídas, principalmente no estado de São Paulo, como a sede da FIESP e o Banco Sul-Americano, em plena Avenida Paulista, ou Residência Olivo Gomes, em São José dos Campos, e notáveis propostas não executadas, como o projeto para o concurso do plano piloto de Brasília.
Autor de edifícios variados, Rino Levi deixou um legado para além do campo do projeto arquitetônico: atuou também como professor e contribuiu para a regulamentação da profissão, alterando o modo de pensar a atividade no país.
Ocupação Rino Levi
- Abertura: sábado, 29 de fevereiro de 2020
- Horário: 11h
- Local: Itaú Cultural
- Visitação: até domingo, 12 de abril de 2020. De terça a sexta das 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
- Entrada gratuita
- Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP
Saiba mais sobre a Ocupação Rino Levi na página do Itaú Cultural.