Entre agosto e novembro deste ano, acontecerá em Veneza a 17ª edição do mais prestigiado evento da arquitetura mundial, La Biennale di Venezia, que tem curadoria geral do arquiteto e professor libanês Hashim Sarkis, decano da Escola de Arquitetura e Urbanismo do MIT. Esta é também a primeira vez que o evento conta com a participação de Cabo Verde, que será representado pela arquiteta Patrícia Anahory e o artista visual César Schofield Cardoso.
Segundo divulgado, a dupla de cabo-verdianos levará ao Arsenale o projeto intitulado Storia Na Lugar, que aborda a primordial questão da água, o acesso e a distribuição deste líquido precioso na complexa relação entre o turismo e as comunidades locais em Cabo Verde.
Intitulada Como viveremos juntos?, a Bienal deste ano explora a arquitetura como um campo material, espacial e cultural. “Precisamos de um novo contrato espacial. No contexto da ampliação das diferenças políticas e das crescentes desigualdades econômicas, pedimos aos arquitetos que imaginem espaços nos quais possamos viver generosamente juntos”, diz a declaração oficial de Sarkis.
Tanto Anahory como Cardoso têm recebido crescente reconhecimento internacional, tanto pelo projeto Storia Na Lugar como por suas práticas individuais.
A Bienal de Arquitetura de Veneza 2020 acontece entre os dias 29 de agosto e 29 de novembro. Para saber mais sobre o evento, acompanhe nossa cobertura completa.