Os arquitetos do BIG acabaram de divulgar imagens do No 1 Quayside, seu mais recente prédio de escritórios em Newcastle. Projetado em colaboração com o estúdio local Xsite Architecture, a curvatura do projeto é diretamente inspirada nas pontes sobre o rio Tyne e nas colinas vizinhas.
O edifício é cercado pelas principais artérias de transporte e está localizado perto do cais, próximo a hidrovia entre as pontes Tyne e Millennium, o que inspira seu nome - quayside se refere ao cais e o espaço de seu entorno. O projeto de 12 andares terá 10.000 metros quadrados de área de trabalho e terraços na cobertura. Imaginado como um novo marco para a cidade, o No 1 Quayside "reflete a qualidade dinâmica de seus arredores".
Com uma massa curvada, enfatizando o arco da estrada, os arquitetos geram "um espaço de escritório esbelto de 13m de largura em forma de fita". Inspirado nos elementos arquitetônicos do local como as pontes próximas e na paisagem circundante, o empreendimento assume um desenho curvo e sinuoso. Assemelhando-se ao serpentine pavilion, a estrutura se mistura em seu contexto, estendendo o tecido urbano da cidade.
Terraços verdes e jardins privados abrem o projeto ao seu contexto natural. De fato, “o telhado atua como uma quinta fachada” que desce para criar os terraços do jardim, “conectados por uma escada a oeste que serve como meio secundário de saída de incêndio e um parque linear”. Desenvolvido por Knight Frank, o No 1 Quayside substitui uma estrutura antiga que abrigava uma boate.
- Nome: NO. 1 QUAYSIDE
- Programa: Comercial
- Situação: Em desenvolvimento
- Metragem quadrada: 10000 m²
- Tipo de projeto: Comissão
- Cliente: Rob Cameron
- Colaboradores: xsite architecture e Knight Frank
- Localização: Newcastle Upon Tyne, UK
- Arquitetos Responsáveis: Bjarke Ingels e Andreas Klok Pedersen
- Gestores do Projeto: Andy Young, Lauren Connell
- Equipe: Shengyha (Vic) Huang, Mike Yin