t Atelier é uma empresa social em Mechelen (Bélgica) que emprega pessoas que não encontram empregos facilmente no mercado de trabalho regular. Consiste em uma oficina de bicicletas e uma marcenaria e está situado em um terreno onde residem o Centro Público de Bem-Estar Social e o Centro da Juventude de Mechelen. Como a oficina de bicicletas estava estourando, eles decidiram comprar uma casa vizinha, de forma que a casa existente e o espaço de trabalho na parte de trás formam um lote em forma de L, cercado por jardins, marcenaria e um centro de reuniões.
Como o novo edifício está localizado na entrada da movimentada área interna, os arquitetos do dmvA trabalharam em um desenho que se envolva em um diálogo com a rua e a passagem pública e, ao mesmo tempo, se conecte visualmente às fachadas das casas vizinhas. A base do edifício é uma estrutura de concreto, com pilares e lajes, baseados na casa Dom-Ino de Le Corbusier. Todas as partes técnicas das instalações, como os conduítes e cabos elétricos, o aquecimento de piso e a ventilação mecânica, foram incorporados às lajes de concreto. A estrutura do edifício é preenchida por uma combinação lúdica de vidro e marcenaria, mostrando as habilidades da oficina. A loja de bicicletas foi instalada no térreo, com a oficina na parte de trás. No primeiro andar, há um espaço para escritório e, no segundo nível, salas de reunião.
O novo prédio é o primeiro passo no desenvolvimento de uma rede de novos investimentos em uma área próxima a um dos distritos mais pobres de Flandres. Esse é um incentivo extra para o governo investir mais no bairro, depois de todos os esforços feitos pelo Atelier. A área vizinha do local será ampliada com 300 casas e, portanto, possui muitos potenciais. A participação foi um dos maiores pilares do projeto socialmente engajado. Vinte anos atrás, a dmvA foi uma das primeiras a acreditar na proposta do ‘t Atelier e usou vários elementos de marcenaria em seus projetos. A partir disso, um vínculo de confiança se originou entre o arquiteto e o cliente e resultou em várias colaborações. Para o novo edifício, a dmvA também desejou colaborar intensamente com as pessoas da marcenaria, com o objetivo de destacar a capacidade dos marceneiros construindo seu próprio edifício. Toda a marcenaria, do interior ao exterior, foi desenvolvida em madeira e projetada de forma a poder ser executada pelo próprio ateliê. A flexibilidade da estrutura de concreto do edifício facilitou a vedação em elementos de madeira. Isso resultou em um fantástico processo de trabalho entre o cliente e o arquiteto, ambos buscando um resultado de alta qualidade. O orgulho dos trabalhadores do ‘t Atelier foi a cereja no topo.