Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente é uma empresa de tecnologia que ocupa um prédio inteiro. A cobertura do prédio de escritórios oferece excelentes vistas, tanto para a cidade quanto para as montanhas ao fundo. Um espaço na cobertura é, portanto, construído para tirar proveito disso, além de fornecer um espaço de lazer para os funcionários.
Condições existentes
O terreno está no último pavimento de um prédio de escritórios de cinco andares, com uma dimensão de 33mx25m em planta. Cercado por um parapeito de 1,2 metros de altura, as únicas estruturas construídas no topo são um volume em forma de "T" que abriga equipamentos para escadas e elevadores e uma série de saídas de ar que perfuram a laje.
Estratégia de Projeto
Para maximizar o volume do edifício e ser imperceptível a partir do nível da rua, a massa da edificação é deslocada do limite do parapeito. O limite externo é moldado por essa restrição e localização das saídas de ar existentes.
Para ter uma visão desobstruída do parapeito, todo o volume é elevado até um metro, ganhando um ponto de vista aberto para todas as atividades que acontecem no interior.
O novo plano de construção corresponde ao volume em forma de "T" com uma configuração em "U". A parte oeste abriga programas como cozinha, sala de jantar, bar e lounge. A porção leste possui uma casa de chá e uma sala de estar, relativamente privadas em termos de uso. A parte do meio é composta por programas de serviço, como um espaço para equipamento e um banheiro.
Quatro janelas distintas são colocadas em quatro cantos para fornecer diferentes experiências de visualização para os cenários externos. Também são introduzidos três pátios para criar vistas internas: um pátio de árvores a oeste, um pátio com água a leste e um pátio solar no meio. Esses pátios trazem elementos naturais como luz e sombra para dentro da casa.
Estratégia Estrutural
Para elevar a edificação a um metro, um novo dado é estabelecido na estrutura de telhado existente. Essa nova estrutura de piso é ancorada às vigas e colunas principais no piso abaixo, permitindo que as estruturas da casa cresçam livremente nesta nova plataforma.
O espaço entre a nova placa de piso e o telhado existente não apenas ajuda no desempenho térmico da nova casa, mas também fornece profundidade para a terra e água dos pátios e espaço para saídas de ar que alimentam as salas.
Materiais de construção
A estrutura principal da edificação é de aço, com blocos de concreto como preenchimento de parede. Os painéis de espuma de isolamento são aplicados no exterior com gesso e tinta como acabamento final. O interior é finalizado com piso de madeira, teto e paredes de gesso. Devido a um orçamento limitado, os interesses visuais concentram-se nas vistas para os pátios e na paisagem, e não em materiais requintados.