O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, coautor do estádio para os Jogos Olímpicos de Verão de Barcelona de 1992 e do estádio Marassi da Copa do Mundo de 1990, morreu de pneumonia no domingo, 15 de março, em decorrência do coronavírus. Gregotti estava hospitalizado com sua esposa Mariana Mazza em Milão.
Nascido em 1927, em Novara, Itália, Vittorio Gregotti se formou no Politecnico di Milano. Arquiteto e editor, Gregotti foi colaborador e, posteriormente, editor-chefe da revista de arquitetura Casabella. Foi responsável pela curadoria de várias exposições em seu país e proferiu palestras em muitas universidades de prestígio mundial. Em 1975, foi curador da exposição Regarding the Stucky Mill, precursora da Bienal de Arquitetura de Veneza. A mostra focou em encontrar soluções criativas para moinhos abandonados em Giudecca, Veneza.
Fundador da Gregotti Associati International, grande parte da sua obra construída consiste em projetos esportivos ou culturais. Com efeito, projetou o Estádio Olímpico de Barcelona e o Estádio Marassi em Gênova para a Copa do Mundo de 1990 na Itália, foi coautor do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Portugal, projetou o Teatro de Ópera Arcimboldi, em Milão, o Grand Théâtre de Provence, na França, e o campus da Universidade da Calábria. Ainda, projetou o distrito de Pujiang New Town em Xangai, inspirado na arquitetura italiana, e o distrito de Bicocca, em Milão.
Stefano Boeri prestou homenagem a seu colega em sua página do Instagram, chamando-o de "mestre da arquitetura internacional que fez história em nossa cultura".
Via The Guardian.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.