Entre 69 concorrentes de 10 países, seis escritórios internacionais foram selecionados como finalistas do concurso para projetar o Centro Anthony Timberlands de Inovação em Design e Materiais da Universidade do Arkansas.
Planejado como uma extensão da Escola de Arquitetura e Design Fay Jones da universidade, o centro de pesquisa abrigará o programa de pós-graduação em projetos de madeira e uma série de laboratórios relacionados ao tema.
Com o objetivo de criar um edifício da mais alta qualidade que destaque os recursos florestais do estado do Arkansas e promova a inovação em produtos com base na madeira, o projeto contará com salas de aula, estúdios, espaços para seminários, áreas de conferência e alojamentos para professores visitantes.
Os seis finalistas são:
Dorte Mandrup A/S – Copenhague, Dinamarca
Grafton Architects – Dublin, Irlanda
Kennedy & Violich Architecture – Boston, EUA
LEVER Architecture – Portland, EUA
Shigeru Ban Architects – Tóquio / Nova Iorque / Paris
WT/GO Architecture – New Haven, EUA
Os seis finalistas compõem grupo excelente, com variados talentos e experiências em design e pesquisa. Tanto o processo como os resultados do projeto para o Anthony Timberlands Center têm como objetivo proporcionar o mais elevado valor educacional aos nossos alunos, professores e comunidade. - Peter MacKeith, Reitor da Escola Fay Jones.
Uma exposição pública com os seis finalistas foi inaugurada no mês passado no Vol Walker Hall. O projeto executivo terá início no segundo semestre deste ano e as obras deverão começar em maio de 2021.