O escritório Henning Larsen divulgou informações sobre um projeto para o novo Museu Ártico da Noruega, na cidade de Tromsø. Trabalhando em colaboração com COWI, Borealis e SLA, a equipe propôs um "conjunto de faróis luminosos" que pretende atrair o olhar dos visitantes para o mar que cerca a cidade insular.
Um novo destino cultural em Tromsø, o projeto do museu de 19.700 m2 abrigará artefatos culturais e arquivos de história natural da Universidade de Tromsø, juntando duas coleções existentes que superaram a capacidade de suas antigas instituições. O projeto faz referência à arquitetura vernacular indígena da região. "Nosso projeto tem forte inspiração do cenário natural e da história cultural do norte da Noruega", diz Peer Teglgaard Jeppesen, sócio da Henning Larsen. "Embora moderno, o projeto se baseia na linguagem vernacular local para criar um ícone luminoso - um farol para a cidade insular."
De acordo com a equipe de projeto, a estrutura compreenderá dois componentes visualmente distintos: uma sólida base de ardósia encravada na encosta, no topo da qual repousam quatro volumes translúcidos discretos cujas fachadas se transformam em verdadeiros faróis luminosos à noite.
Em termos de programa, o projeto inclui espaços para exposição e pesquisa, um auditório com capacidade para 200 pessoas e várias salas de aula e estudo. Externamente, no limiar entre o museu e o mar, uma escadaria que faz lembrar um anfiteatro servirá de espaço para eventos e encontros públicos.
A construção do projeto tem início previsto para 2023.
Via Henning Larsen