O escritório CRA-Carlo Ratti Associati, juntamente com Italo Rota e uma equipe internacional de especialistas, desenvolveu o CURA (Unidades Conectadas para Doenças Respiratórias), uma espécie de módulo de terapia intensiva plugável para a pandemia de COVID-19. Um projeto de código aberto para hospitais em situação de emergência, a primeira unidade do projeto está atualmente em construção em Milão, Itália.
Convertendo contêineres em módulos de terapia intensiva para combater o coronavírus, o CURA consiste em unidades de montagem rápida, móveis e seguras, que podem ser implementadas em diferentes partes do mundo. Cada contêiner conta com todo o equipamento médico necessário para dois pacientes em terapia intensiva, incluindo ventiladores e suportes de fluidos intravenosos.
Os módulos podem ser interconectados com uma estrutura inflável, criando diferentes configurações. Com efeito, alguns módulos podem ser instalados nas proximidades de hospitais, expandindo a capacidade da UTI. Visando ampliar a capacidade hospitalar na Itália, mas também em qualquer outro país que necessite, o CURA “segue os padrões dos hospitais construídos pelas autoridades chinesas, porém, é executado de forma ainda mais rápida”.
O projeto conta com o apoio do Fórum Econômico Mundial: Plataforma de Ação COVID-19 e sua primeira unidade, atualmente em construção, é patrocinada pelo UniCredit.
Design e inovação: CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota
Engenharia médica: Hospital de Pesquisa Humanitas
Consultoria médica: Policlinico di Milano, Alberto Riva
Serviços de apoio ao planejamento, design, construção e logística: Jacobs
Identidade visual e design gráfico: studio FM Milano
Mídia digital: Squint / ópera
Logística: Alex Neame da Team Rubicon UK
MEP: Ivan Pavanello, da Projema
Consultoria médica: Dr. Maurizio Lanfranco da Ospedale Cottolengo
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.