A pandemia do COVID-19 reformulou a vida urbana e também deixou muitas ruas e edifícios vazios à medida que as pessoas praticam o distanciamento social. Da Times Square em Nova Iorque à Place de la Concorde em Paris, fotógrafos estão registrando essas cidades vazias em um momento de tensão no mundo todo. O New York Times publicou recentemente uma matéria intitulada O Grande Vazio, mostrando um novo lado da vida urbana em cidades e espaços públicos de diferentes países. Mais recentemente, cinco fotógrafos foram contratados para registrar Roterdã, nos Países Baixos, durante a pandemia.
A Fundação Droom en Daad convidou Khalid Amakran, Loes van Duijvendijk, Willem de Kam, Geisje van der Linden e Marwan Magroun a fotografarem Roterdã durante a pandemia do COVID-19. Esses cinco fotógrafos foram incumbidos de registrar o impacto sem precedentes do coronavírus na cidade e seus habitantes.
A Fundação destacou que as medidas que foram tomadas para controlar o surto de coronavírus afetam a vida diária em todo o mundo de maneira profunda. Entre agora e maio de 2020, os cinco fotógrafos criarão dez imagens cada. Combinadas, a série oferecerá uma visão geral da situação atual da cidade. Quando concluído, o projeto será apresentado em uma publicação ou exposição. Posteriormente, as imagens farão parte da coleção dos Arquivos Municipais de Roterdã.
Segundo a Fundação, uma parte substancial do setor cultural é composta por freelancers. Eles geralmente têm reservas limitadas e, devido à pandemia do COVID-19, em muitos casos, sua sobrevivência financeira chegou a um impasse. Por isso, a Fundação Droom en Daad tem fechado contrato com freelancers do ramo da cultura, incluindo fotógrafos. Ao pedir que retratem Roterdã e seus habitantes durante este surto, a fundação busca, por um lado, garantir que esse período histórico seja devidamente registrado e, por outro, busca apoiar o trabalho de freelancers afetados pela atual crise.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.