O estúdio Opposite Office propôs transformar o novo aeroporto de Berlim, em construção desde 2006, em um "super-hospital" para pacientes com coronavírus. Na tentativa de preparar o sistema de saúde e aumentar suas capacidades, a firma apresentou uma alternativa de reuso adaptável, projetando soluções adaptadas ao contexto para combater a pandemia.
Apresentado ao Ministério da Saúde, o conceito de “super-hospital” pode ser implementado em qualquer aeroporto do mundo, uma vez que o tráfego está atualmente restrito ou limitado. Antes que a pandemia saia do controle na Alemanha, Benedikt Hartl, do Opposite Office, propôs antecipar o problema e redesenhar o controverso novo aeroporto de Berlim, preparando a cidade para um número elevado de pacientes.
Tivemos tempo de nos preparar ainda mais para a pandemia desde o surto em Wuhan. Lá, a Clínica Huoshenshan, com capacidade para 1.000 leitos, foi literalmente erguida do zero em 10 dias. Naquela época, foram feitas comparações jocosas com a construção do novo aeroporto de Berlim, em obras desde 2006. E agora? Agora este aeroporto pode nos ajudar! -- Benedikt Hartl, Opposite Office
Benedikt Hartl considera que, devido à situação do coronavírus, o novo aeroporto de Berlim não será necessário no futuro próximo. Portanto, propôs converter a estrutura em um projeto que pudesse receber um grande número de pessoas infectadas. Distribuído por uma área gigantesca, o aeroporto pode garantir que os pacientes permaneçam completamente isolados e não entrem em contato com pessoas sem coronavírus. Além disso, o edifício principal de 220.000 m2 pode, sozinho, oferecer muito espaço para atendimento médico de emergência.
Intitulado “COVID-19 Superhospital BER”, o edifício será equipado com cabines modulares circulares, localizadas em cada portão, constituídas por elementos simples feitos de perfis de aço, semelhantes a estandes. Para oferecer um espaço mais agradável, uma estrutura curva definirá áreas individuais para recuperação. O rápido processo construtivo torna viável a implementação do projeto e sua operação dentro de poucos dias.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.