O OMA / Jason Long, acaba de receber o parecer positivo da Comissão Nacional de Planejamento da Capital (NCPC) para o projeto do 11th Street Bridge Park em Washington D.C. O projeto encabeçado pelo OMA, selecionado em concurso realizado em 2014, conta ainda com a participação dos arquitetos paisagistas da OLIN e dos engenheiros da WRA.
O projeto do Bridge Park, encabeçado pelo arquiteto associado do OMA, Jason Long – e que conta ainda com a colaboração da arquiteta paisagista Hallie Boyce e a sua equipe da OLIN–, acaba de receber o primeiro feedback positivo da Comissão se Avaliação de Projetos, depois de ter sido aprovado recentemente pela Comissão Nacional de Planejamento Urbano da capital. Devido à complexidade do projeto, os arquitetos contaram ainda com o auxílio do Departamento Distrital de Transportes, da organização sem fins lucrativos Building Bridges Across the River, e de outras múltiplas agências e entes interessados no desenvolvimento e implantação do projeto da nova ponte. O OMA e a OLIN estão trabalhando juntos no projeto desde 2014, ano que venceram a concorrência em um concurso internacional de projetos para a nova ponte da Capital.
A realização deste projeto não teria sido possível sem o engajamento de todas estas pessoas, tanto das instituições interessadas quanto da própria comunidade local. Todos os comentários e o feedback que recebemos ao longo do processo foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto da ponte, desde questões formais até a definição do programa específico. Em um projeto destas dimensões, é fundamental que todas as partes interessadas trabalhem juntas, colaborando para que a implementação do projeto seja feita da melhor maneira possível, e que todas as partes sejam ouvidas ao longo do processo. -- Yusef Ali Dennis, Sócio do OMA.
Incentivando a atividade física como elemento fundamental na construção do sentido de comunidade, o projeto se utiliza de uma estrutura em forma de ponte – desenvolvida com a colaboração dos engenheiros da WRA e da Delon Hampton. Além disso, foram inseridos grandes espaços programáticos como o Centro de Educação Ambiental Exelon – que contou com a colaboração da Sociedade Anacostia Watershed.
Com uma abordagem inovadora, o 11th Street Bridge Park abriga um série de espaços de lazer, entretenimento e desenvolvimento social. A previsão inicial é que as obras sejam iniciadas já no ano que vem. De fato, o parque da ponte pretende criar “um lugar de encontro e socialização capaz de aproximar pessoas em uma cidade dividida já a muito tempo”. O projeto encabeçado pelo OMA será o primeiro parque público a ser construído sobre o rio na cidade de Washington. Em seu relatório de avaliação, a Comissão Nacional de Planejamento da Capital afirmou que o novo edifício elevado que atravessa o rio Anacostia, “promoverá a conectividade dos espaços e a integração das comunidades da capital, criando espaços acolhedores e vibrantes que transformarão a experiência do usuário fomentando o uso do espaço público e o convívio entre as pessoas.”
Em um momento em que paradoxalmente estamos cada vez mais isolados uns dos outros, mas unidos por uma causa comum, a importância dos espaços públicos fica ainda mais evidente para todos nós. Concentramos nossos esforços na criação de um novo espaço cívico, uma estrutura capaz de promover a integração dos espaços urbanos e da comunidade em geral com o rio Anacostia, qualificando a estrutura do parque existente às margens do rio. -- Jason Long, Sócio do OMA.
Jason Long, arquiteto associado do OMA, está liderando não apenas um, mas três projetos de escala urbana na cidade de Washington D.C., o 11th Street Bridge Park; o plano diretor para o RFK Stadium Armoy Campus; e um projeto de paisagismo para o centro de convenções da capital.
- Arquiteto associado: Jason Long
- Sócio colaborador: Yusef Ali Dennis
- Equipe de projeto: Titouan Chapouly, Alireza Shojakhani, Yiyao Wang e Gonzalo Samaniego
- Paisagismo: OLIN
- Engenharia: WRA, Delon Hampton
- Projetos complementares: Setty
- Relações sociais: ARCH Development
- Consultor de projeto acústico: Threshold Acoustics
- Projeto de iluminação: MCLA