A inauguração do 20º Pavilhão Serpentine, projetado pelo estúdio sul-africano Counterspace, foi adiada para meados de 2021. "Counterspace, dirigido por Sumayya Vally, Sarah de Villiers e Amina Kaskar, trabalhará em colaboração com a Serpentine em uma série de projetos externos e pesquisas ao longo de 2020, relação que culminará com a abertura do Pavilhão no verão de 2021", anuncio a Serpentine Galleries.
Com sede em Joanesburgo, Counterspace foi convidado a projetar o pavilhão temporário em Kensington Gardens, desenvolvendo uma proposta a partir da ideia de “reunir espaços e locais comunitários em torno da cidade […] e ampliar o programa público por toda Londres”. As sócias do estúdio são as arquitetas mais jovens já contratadas para esta prestigiada encomenda, e desenvolvem trabalhos focados em soluções que emergem de abordagens interdisciplinares. O estúdio costuma empregar ao mesmo tempo técnicas de construção inovadoras e tradicionais, oferecendo soluções sustentáveis com variados níveis de tecnologia.
O Pavilhão será construído a partir de uma variedade de materiais, incluindo módulos K-Briq e cortiça, feitos com resíduos de construção e demolição reciclados.
O Serpentine tem sido uma plataforma para profissionais emergentes e artistas reconhecidos internacionalmente. Esta é a primeira vez que o programa é estendido para uma comissão de dois anos.