Vilnius, capital da Lituânia, decidiu alocar seus espaços públicos para bares e cafés, incentivando a reabertura de restaurantes sem descumprir as medidas físicas necessárias de isolamento. Transformando o espaço externo em um vasto café ao ar livre, a cidade está adotando novas medidas de segurança para entrar na próxima fase da quarentena.
Com a reabertura de quase todos os comércios, as autoridades locais permitiram que estabelecimentos gastronômicos colocassem suas mesas nos espaços públicos, numa tentativa de apoiar os proprietários de bares e restaurantes e, ao mesmo tempo, garantir que medidas físicas de segurança e isolamento sejam respeitadas. As regras incluem que as mesas devem ser alocadas a pelo menos 2 metros de distância umas das outras e o uso de máscaras é obrigatório. O número de clientes simultâneos também está restringido.
Na tentativa de reanimar a cidade, mas ainda dentro das medidas de segurança, dezoito espaços públicos da cidade foram abertos para uso e outros estão na lista para serem reabertos em breve. Com mais de 160 estabelecimentos aguardando aprovação para poderem ocupar estes espaços, o plano está sendo elogiado pelos empresários. No entanto, o plano está enfrentando alguns desafios, especialmente na cidade velha: ruas estreitas listadas pela Unesco poderão receber um número limitado de mesas.
Via The Guardian.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.