A Expo 2020 Dubai foi adiada e acontecerá entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.
A decisão foi anunciada após uma semana de votações, iniciada em 24 de abril, em que dois terços dos votos se mostraram favoráveis ao adiamento. Com a situação atual do COVID-19, era impossível organizar uma Assembléia Geral do BIE (Bureau International des Expositions), portanto, os membros tiveram que votar remotamente. Uma maioria de dois terços dos Estados membros do BIE votou a favor de adiar a próxima Expo Mundial por um ano.
Em anúncio oficial, a Expo 2020 Dubai declarou: “aprovamos esta decisão final, que permite aos países participantes de todo o mundo atravessarem com segurança os impactos do COVID-19. Esse tempo adicional também permite que nos preparemos melhor para receber um mundo mais unido e resiliente em 2021, onde celebraremos coletivamente a cultura, a criatividade e a inovação."
Embora a Expo 2020 seja realizada em 2021, seu nome não será alterado. Receberá 192 países, além de empresas, organizações multilaterais e estabelecimentos de ensino de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.
Dimitri S. Kerkentzes, Secretário Geral do BIE, declarou: “Parabenizo a rápida resposta dos Estados Membros do BIE. O apoio deles ao adiamento da Expo 2020 Dubai - que será formalmente aprovado em 29 de maio - é um sinal claro de solidariedade e demonstra a vontade compartilhada de trabalharmos juntos em criar o futuro […] Com o tema 'Conectando mentes, criando o Futuro', a Expo 2020 Dubai oferecerá ao mundo uma plataforma única para compartilhar lições, soluções e ideias para um amanhã melhor."
Via Expo 2020 Dubai.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.