A National Association of City Transportation Officials (NACTO) divulgou diretrizes e estratégias a serem usadas por autoridades municipais "para redesenhar e adaptar suas ruas para novos usos, tanto durante a crise do COVID-19 quanto na recuperação". O documento destaca as abordagens projetuais mais atuais empregadas em ruas de todo o mundo.
Reunindo respostas de funcionários dos sistemas municipais de transporte dos EUA, o documento foi desenvolvido pelo COVID-19 Transportation Response Center da NACTO. As políticas compiladas incluem, principalmente, informações detalhadas de implementação sobre:
- Ciclovias e ciclofaixas
- Extensões de calçada
- Pistas de trânsito
- Ruas lentas
- Zonas de carga e entregas
- Refeições ao ar livre
- Mercados
Agências de transporte e trânsito de todo o mundo estão buscando respostas com estratégias ousadas, criativas e rápidas para reformular suas ruas e usar seus ativos existentes de maneira diferente. [...] O uso adaptativo das ruas pode levar à recuperação global da crise, mantendo as pessoas seguras e em movimento, mantendo as cidades unidas. -- Janette Sadik-Khan, Presidente da NACTO e Diretora da Bloomberg Associates.
Financiada pela Bloomberg Philanthropies, a iniciativa fornece às autoridades da cidade novos recursos na luta contra o coronavírus. Constantemente "revisadas e expandidas para incluir novas estratégias, abordar condições variáveis e fornecer as mais informações sobre cada prática de projeto", essas diretrizes visam "manter trabalhadores e mercadorias essenciais em movimento, fornecer acesso seguro a supermercados e outras empresas essenciais, e garantir que as pessoas tenham espaço seguro para o distanciamento social enquanto estão fora de casa."
Ao desenvolver o Streets for Pandemic Response and Recovery, a NACTO procura tornar mais fácil para as cidades responderem rapidamente, inovarem melhor e apoiarem seus residentes de maneiras mais equitativas e sustentáveis. Essa pandemia expôs desigualdades estruturais e disparidades socioeconômicas pré-existentes nas comunidades. Os líderes e profissionais de transporte podem usar as ruas para traçar um caminho mais saudável e justo para o futuro. -- Corinne Kisner, Diretora Executiva da NACTO.
O novo recurso oferece assistência técnica e informações sobre exemplos implementados em todo o mundo, desde o planejamento e engajamento público, até o projeto e execução. Os casos destacados apresentam pistas convertidas em calçadas ou ciclovias expandidas, calçadas ou espaços públicos destinados a café ou refeições ao ar livre, ruas exclusivas para pedestres e, ainda, exemplos de ruas lentas e compartilhadas.
Denver se orgulha de ter liderado o caminho, fechando mais de 8 km de ruas para o tráfego de veículos, para que nossos moradores possam utilizá-los para caminhadas e ciclismo e obter um pouco de ar fresco durante o regime de quarentena, [...] As cidades agem rapidamente para responder às necessidades de seus residentes e agora estamos sendo desafiados a responder ainda mais rapidamente para manter nossa população segura e apoiar o árduo trabalho de recuperação -- Eulois Cleckley, Diretor Executivo do Departamento de Transporte e Infraestrutura de Devner e Vice-Presidente da NACTO.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.