Uma recente pesquisa conduzida pela The Citizens’ Brigade to Save LACMA, uma organização civil para salvar o museu LACMA, em Los Angeles, mostrou que apenas 5% da população é a favor da construção do projeto de Peter Zumthor, enquanto que 50% aprova a renovação dos edifícios existentes.
Uma pesquisa on-line com 2.746 entrevistados constatou que apenas 5% dos participantes aprovam a atual proposta para o novo LACMA, projetada por Peter Zumthor. A pesquisa também permitiu ao público revisar e votar nas seis principais propostas que resultaram do concurso internacional de ideias “LACMA Not LackMA”. As seis equipes selecionadas são Barkow Leibinger, Coop Himmelb(l)au, Kaya Design, Paul Murdoch Architects, Reiser + Umemoto e TheeAe. Destas, três propuseram construir um edifício inteiramente novo, euquanto que outras três recomendaram trabalhar com o conjunto arquitetônico existente.
De acordo com as estatísticas coletadas, houve um empate entre a proposta “LACMA Wing” de Coop Himmelb(l)au, e o “Campus Unificado”, de Paul Murdoch Architects, ambos propondo novas estruturas. Por outro lado, “Reimagining / Reestruturing” de Kaya Design foi escolhido por aqueles que preferem a ideia de transformar os edifícios existentes.
É evidente que o público amante da arte e da arquitetura considera que os planos do LACMA carecem muito do espaço necessário para honrar a coleção enciclopédica do museu. [...] Ao contrário do processo fechado do LACMA, queríamos que o público – os contribuintes do condado de Los Angeles – expressasse sua opinião sobre um projeto que reduz o espaço para exposições e cria um buraco orçamentário para o condado no momento em que os serviços essenciais carecem de fundos. - Joseph Giovannini, copresidente da The Citizens’ Brigade to Save LACMA.
A pesquisa também destaca que 50% dos entrevistados concordam que os edifícios existentes “deveriam ter sido preservados” ou “reformados, atualizados e usados como base para a ampliação do museu”. Além disso, 35% disseram não se importar com a reutilização das edificações existentes e preferem um novo edifício, desde que este seja grande o suficiente para conter as coleções.