Criado pelo fotógrafo e artista plástico argentino Federico Winer, o projeto Ultradistancia, baseado em imagens de satélite de alta resolução, lançou sua mais recente série intitulada Monsters of Mine. Apresentando imagens de grandes minas de todo o mundo, as imagens revelam fascinantes geografias escavadas.
Compondo desenhos que fazem lembrar criatutas fantásticas, o projeto explora minas a céu aberto, escavações abandonadas e grandes operações de mineração em todo o mundo. Diamantes russos e minério de ferro norte-americano, ouro australiano ou prata argentina – preciosidades de alto valor comercial que exigem a reconfiguração de topografias inteiras, marcando profundamente a superfície da Terra.
Quando olho para o céu, vejo deuses, quando olho para a terra, descubro monstros. Mas os deuses não são necessariamente bons ou os monstros, ruins, eles estão apenas intrigados conosco, humanos, olhando para eles daqui. - Federico Winer
Sempre em busca de padrões e geometrias instigantes, produzidos pela natureza ou ação humana, Ultradistancia é um convite para descobrir formas ocultas à nossa percepção, que só se desvelam quando vistas do alto.
Transformar a atividade de mineração em belos monstros me permite refletir sobre o quanto amamos as coisas que às vezes podem nos prejudicar. Amamos nossos monstros. […] e, uma vez descobertos, é impossível não vê-los mais. - Federico Winer
Criados a partir de técnicas de desenho digital, Federico Winer desvela belas figuras monstruosas ocultas na superfície da Terra. “Cada uma das imagens da série Monsters of Mine é uma mina a céu aberto capturada pelos satélites, trabalhada manualmente sem alterar a topografia original do solo para isolar estas figuras”. Além disso, em colaboração com o Google, uma série exclusiva do projeto foi produzida para ser acessada através do novo Google Earth.