Construída em uma planície alagável próxima ao Rio Fox, a Casa Farnsworth, projetada por Ludwig Mies van der Rohe, está novamente em perigo. As águas estão ameaçando a emblemática residência mais uma vez – recentemente, o nível atingiu as colunas metálicas e cobriu o platô externo da casa.
Mantida pelo National Trust for Historic Preservation, a Casa Farnsworth sofre sazonalmente com as chuvas – e consequentes inundações. Embora o nível da água tenha baixado e o terraço já esteja novamente visível, o risco permanece, com mais chuvas previstas para as próximas semanas.
Concebida por Ludwig Mies van der Rohe para a Dra. Edith Farnsworth, a casa foi concluída em 1951 e já enfrentou desafios semelhantes a este. Em 1996, a residência teve seu interior inundado, resultando em vidros quebrados, obras de arte arrunidas, tapetes encharcados e mobiliário danificado.
Construída sobre pilotis acima do solo, o arquiteto teria levado em consideração a variação do nível da água, examinando a marca deixada pelo rio em uma ponte próxima. No entanto, o desenvolvimento suburbano alterou a permeabilidade da bacia hidrográfica local, aumentando, consequentemente, os riscos de inundações. O National Trust for Historic Preservation sugeriu erguer a casa inteira com um sistema de macacos hidráulicos, mas a proposta nunca foi executada.
Confrontado com a realidade das enchentes em “Broken Glass”, livro de Alex Beam, Mies van der Rohe respondeu: “Podemos combater isso. É fácil. Compre uma canoa e, caso a casa inunde, você leva a canoa para lá. Não é muito. É uma aventura, mas faz parte da vida. "
Via The Chicago Tribune.