A arquitetura é uma disciplina profundamente ligada à percepção do espaço, assim como à sua construção, e poderia ser introduzida na educação infantil. Pensando nisso, os arquitetos do Studio dLux propuseram o projeto Bird House, workshop voltado a crianças do ensino fundamental que tem como objetivo apresentar os processos de desenho e construção de uma casa de passarinho.
Além de aproximar as crianças da reflexão e concepção do espaço, o projeto também tem como objetivo apresentar "as vantagens da prototipação rápida através das novas tecnologias que existem com a fabricação digital, fazendo com que o processo seja cada vez mais mão na massa e de baseado na solução de um problema e na repetição da tentativa e erro", comentam Denis Fuzzi e George Duvales, do Studio dLux.
Os arquitetos compartilharam conosco o relato da experiência. Acompanhe, a seguir:
O aprendizado, baseado em um problema, busca extrair das crianças, soluções para resolver a moradia e espaço para beber água dos passarinhos da região, fazendo com que elas se envolvam em todos os processos da concepção deste projeto.
O primeiro passo é ensinar e mostrar um pouco sobre diferentes formas de moradia e sobre a fabricação digital. Depois disso, um pequeno exercício de montagem de um cubo, com peças de encaixe, para que seja desenvolvida em cada criança a noção espacial e a transformação do 2D para o 3D. É a partir deste exercício que se cria uma relação da criança com a noção de uma fachada, uma vista lateral e traseira.
Com isso, vamos a próxima fase, que se baseia na criatividade de cada um. Considerando sua nova percepção adquirida no exercício anterior, pedimos para que cada grupo de crianças desenho as vistas e fachadas de suas novas casas de passarinhos em papel e montem ela para entender suas novas criações.
Depois deste exercício, transformamos estes desenhos em arquivos digitais, que contarão com encaixes simples para serem testados. Serão prototipados em uma impressora laser em escala reduzida para que as crianças montem de forma simples para entender onde podem aprimorar seus projetos para uma versão final.
Hora da excursão. Levamos as crianças para uma marcenaria digital da cidade para que elas conheçam uma máquina router CNC, que receberá os arquivos já corrigidos para serem produzidos em escala real. Os arquivos são produzidos em chapas de madeira 18mm, prontos para serem montados e personalizados pelas crianças.
Voltando para a escola, é hora de personalizar cada casa, e montá-las para que ao final de tudo, elas sejam montadas nas árvores da região e da escolar para seus novos moradores.
Acreditamos que a Bird House é uma pequena semente para aplicação de conhecimento arquitetônico e de design para os mais novos, potencializando suas criatividades e trazendo uma nova forma de solucionar problemas de forma rápida e colaborativa.
Os projetos foram realizados em grupos de três a cinco crianças na Red House International School, em São Paulo.