Robert Szucs, analista e cartógrafo húngaro, compartilhou com o ArchDaily mais uma de suas séries de mapas, desta vez, abordando a distribuição populacional na Terra. Em um enorme quadro negro marcado apenas com a delimitação geopolítica dos países e continentes, constelações luminosas representam as aglomerações humanas e os grandes vazios no globo terrestre.
Disponibilizadas no website de seu projeto Grasshopper Geography, as cartografias chamam a atenção pela discrepância entre áreas densamente povoadas e outras praticamente vazias. Chama a atenção, especialmente, o continente asiático, que contabiliza mais de 60% da população mundial e, nos mapas de Szucs, ostenta grandes manchas luminosas, principalmente na Índia e sudeste da China.
Por outro lado, a África, que assume o segundo lugar na lista de continentes mais populosos, com mais de 1 bilhão de pessoas segundo dados da ONU, apresenta manchas menos consolidadas – um possível reflexo do crescimento recente e desgovernado de suas zonas urbanas.
"As informações são bastante variadas, a maioria é proveniente de censos, ONGs etc. Depois de terminar meus três outros estilos de mapas, rios, florestas e topografias, senti que era hora de focar em alguns mapas relacionados à humanidade. Eu tinha em mente a ideia de criar mapas populacionais como se fossem mapas de estrelas – a África é uma das minhas favoritas, é quase como olhar nebulosas no espaço!" – Robert Szucs
A seguir, reunimos algumas das cartografias da distribuição populacional disponíveis no Grasshopper Geography: