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Arquitetos: francesca torzo architetto
- Área: 4664 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Gion Balthasar von Albertini
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Fabricantes: Asi Alpaco, Erco, Glansbeton, Imtech, Ize, Japo Hekwerken, Knauf, Lahou & Boeckx, PREFACO, Petersen Tegl, Reynaers, Schildersbedrijf Woutim, Twinplast, Vangrieken, Weber
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo histórico das Cabanas de Hasselt se assemelha a uma ilha no tecido urbano: o jardim é cercado por uma parede de edifícios de tijolo não homogêneos, parede essa que define a Casa da Arte. É um local de descanso, com um som diferente do movimentado centro da cidade.
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O Z33 é um edifício composto por dois espaços: o museu existente de 1958 e seu anexo. A nova volumetria do edifício responde ao contexto, onde é conformado a partir da rua, em direção ao jardim e se dobra para recebê-lo, ecoando a fachada da fábrica de Gin do século XIX.
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O novo edifício reinterpreta a expressão dos edifícios do século XVIII, dispondo uma parede quase cega em direção à rua e exibindo uma série de janelas em direção ao jardim. Assim como o museu de 1958, define dois níveis para o público, onde o nível da área de entrada combina o nível da rua com o piso térreo expositivo, elevado a 1 metro, e o nível do jardim.
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A fachada escolhe "ficar em silêncio" em direção à rua. É uma parede de tijolos com poucas aberturas: 34.494 tijolos feitos à mão para serem colocados um a um em uma fachada de 60 metros de comprimento e 12 metros de altura, com apenas uma junta de dilatação na dobra.
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A parede de tijolos protege a tranqüilidade do espaço para a arte e o jardim, além de também atuar como pano de fundo para a vida da cidade, para as sombras das pessoas que transitam, das árvores e das luzes urbanas.
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O edifício anexo apresenta um conjunto de salas que variam em tamanho, proporção e atmosfera. As salas expositivas têm vista um para o outro lado, oferecendo perspectivas e vistas plurais, como acontece em uma cidade.
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Os limites são o dispositivo que permitem reconhecer as sequências espaciais, além da percepção das diferentes escalas dos espaços. Esses limites regulam os gradientes de exposição e intimidade, espaços públicos e privados. Também vale salientar que os detalhes de sua forma trapezoidal desmaterializam a parede, tornando os limiares mais abstratos.
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