Novas informações sobre a 5ª Bienal de Design de Istambul foram divulgadas. Com curadoria de Mariana Pestana, a Bienal tem inauguração pevista para 15 de outubro de 2020. Uma nova estrutura reunirá diferentes formatos de exibição sob o tema Empathy Revisited, e os projetos incluirão intervenções em diferentes espaços expositivos, áreas ao ar livre e plataformas digitais.
A 5ª Bienal de Design de Istambul apresenta um programa dividido em três áreas principais: uma série on-line intitulada Critical Cooking Show, um conjunto de projetos de pesquisa na bacia do Mediterrâneo a serem arquivados na Biblioteca da Terra e do Mar e exibidos no ARK Kültür, e uma série de intervenções na cidade de Istambul e no Pera Museum, intitulada New Civic Rituals.
Os projetos exibidos no Pera Museum e na ARK Kültür estarão abertos para visitas até 15 de novembro de 2020, enquanto as intervenções na cidade, projetos de pesquisa e séries de vídeos continuarão a evoluir até 2021. "Esse formato propõe novos modos de se envolver com o design alinhados às restrições atuais de distanciamento social, articulando principalmente atividades externas direcionadas ao público local, além de fornecer conteúdo para uma audiência global."
A 5ª Bienal de Design de Istambul é organizada pela Fundação de Cultura e Artes de Istambul (İKSV), com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia e com o patrocínio da Vitra. Veja a lista completa de participantes no site da Bienal de Design de Istambul.