O escritório holandês MVRDV apresentou um novo plano para transformar seu Pavilhão da World Expo de 2000 em Hannover. O projeto converterá o antigo Pavilhão de Exposições em um edifício de co-working e acrescentará duas estruturas, uma para moradia estudantil e outra para estacionamentos. A equipe pretende reinterpretar o conceito do projeto original para os dois novos edifícios e celebrar a estrutura icônica.
Segundo a equipe de projeto, o design do pavilhão original da Expo 2000 foi uma resposta ao então tema nacional, Holland Creates Space. Seis paisagens holandesas foram empilhadas em uma torre, ao passo que o restante da área permaneceu como um espaço ao ar livre para os visitantes da Expo. Ao longo dos anos, tornou-se referência na arquitetura como uma espécie de "ecossistema independente".
O novo projeto mantém o conceito de “paisagem empilhada”, reformando o edifício existente e acrescentando duas estruturas escalonadas no perímetro original. O pavilhão renovado abrigará escritórios e salas de reunião, enquanto o nível da "floresta", as "dunas" no solo, a cúpula no terraço e as escadas exteriores serão mantidas. Os dois novos edifícios abrigam uma moradia estudantil (no bloco maior), escritórios e um estacionamento (no edifício menor).
É uma oportunidade tão emocionante para revisitarmos esse projeto que desenvolvemos há mais de vinte anos. O desenho original foi certamente pensado exclusivamente para um objetivo muito específico, mas, apesar de sua linguagem direta, sua estrutura principal é altamente reutilizável e mais flexível do que se imaginava originalmente. As diferenças entre os pavimetos serão mantidas e os espaços serão convertidos em um ambiente de trabalho funcional que, no entanto, mantém as características experimentais do pavilhão. Você poderá trabalhar nas dunas, na floresta ou entre as trepadeiras. – Jacob van Rijs, sócio-fundador do MVRDV
A equipe afirma que o maior dos novos edifícios terá nove pavimentos, abrigando 370 apartamentos para estudantes. O nível mais baixo inclui um sistema de estacionamento de bicicletas com mais de 300 vagas. Enquanto isso, o edifício menor terá cinco níveis acima do solo e um nível no subsolo. Os três pavimentos mais altos abrigam escritórios e salas de reuniões, enquanto o subsolo e os dois primeiros níveis contam com vagas de estacionamento.
A reforma do Pavilhão de Exposições e a construção dos novos edifícios estão sendo conduzidas pelo iLive Expo Campus, uma junção entre a incorporadora imobiliária Die Wohnkompanie Nord e a incorporadora e operadora de micro-apartamentos iLive.
Via MVRDV