A torre da catedral de Notre Dame, destruída durante os incêndios de 2019, será restaurada de acordo com o desenho original do século XIX, conforme informado pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Construída em 1860 para substituir a estrutura original que fora removida em 1792, a torre foi projetada por Eugène Viollet-le-Duc, que encontrou inspiração no estilo gótico da catedral.
O anúncio de Macron põe fim às especulações sobre o futuro do projeto da torre, após uma série de acaloradas discussões. O pronunciamento do presidente ocorreu após uma reunião com a Comissão Nacional do Patrimônio e da Arquitetura (CNPA) da França.
Evitando atrasar as obras ou torná-las ainda mais complicadas, o presidente também afirmou que a torre precisa ser concluída até 2024, a tempo para as Olimpíadas de Paris.
Embora Macron tenha mostrado inclinação a uma abordagem contemporânea, o arquiteto-chefe Philippe Villeneuve já havia anunciado em junho que a torre de Viollet-le-Duc seria reconstruída seguindo o desenho original. As comunidades de conservação também estavam pressionando para que a torre fosse reconstruída de acordo com as técnicas tradicionais, seguindo os princípios da Carta de Veneza. Por fim, o governo afirmou que "o presidente confia nos especialistas e aprovou as principais linhas gerais do projeto apresentado pelo arquiteto-chefe, que planeja reconstruir o pináculo identicamente [àquele de Viollet-le-Duc]".
Via BBC.