Transferido para julho de 2021, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos promoverá debates virtuais como parte de uma plataforma aberta e colaborativa para reunir reflexões e propostas para o enfrentamento dos desafios contemporâneos das cidades.
A contagem regressiva até o evento começa esta semana, com a publicação de um conteúdo especial nas redes sociais do UIA2021RIO. São depoimentos e entrevistas em vídeo de palestrantes, colaboradores e parceiros que comentam as transformações na configuração das cidades no pós-pandemia e qual deverá ser a contribuição dos arquitetos e urbanistas para sociedade.
O arquiteto africano Diébédo Francis Kéré, um dos mais expoentes no mundo na atualidade, é um dos participantes da programação especial da semana. Ele foi entrevistado pelo também arquiteto Miguel Pinto Guimarães e a conversa entre os dois será veiculada nas redes do UIA2021RIO na quinta-feira, 23 de julho.
Natural de Burkina Faso, Kéré revelou-se como um agente de transformação social em seu continente. Seus projetos combinam materiais e métodos construtivos tradicionais e contam com a participação da comunidade. Confirmado como keynote speaker no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, Kéré adianta, na entrevista, a sua visão do mundo no contexto atual e conta de sua atuação em países tão diversos como Mali, Iêmen, China, Estados Unidos.
Vencedor de vários prêmios internacionais de arquitetura, como o Aga Khan Award for Architecture, o Global Holcim Award, o BSI Swiss Architectural Award e o Schelling Architecture Award, entre outros, Diébédo Francis Kéré estreou este ano na lista dos arquitetos e designers de interiores mais influentes do mundo, a AD100 2020, elaborada pela revista americana Architectural Digest.
O carioca Miguel Pinto Guimarães, arquiteto com projetos no Brasil e no exterior, conduz a conversa a partir de seus estudos sobre povos tradicionais e sobre a harmonização da arquitetura com as paisagens naturais, clima e flora. Miguel também está confirmado como palestrante no UIA2021RIO.