-
Arquitetos: MVRDV
- Área: 7000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Juliusz Sokołowski
-
Fabricantes: KEIM, Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concordia Design é um edifício de uso misto que contem espaços de coworking, um lugar para eventos, uma praça de alimentação, uma cafeteria e um terraço na cobertura da ilha Słodowa em Wrocław, Polônia. O projeto é uma renovação e extensão de um edifício patrimonial do século XIX, conservando a fachada do edifício existente e agregando uma extensão contemporânea para criar um ponto focal para o parque vizinho e um destino que melhorará a experiência da ilha para os visitantes.
A ilha de Słodowa possui uma história complexa e importante: o edifício existente é a única estrutura que permaneceu na ilha após o cerco de Breslau na Segunda Guerra Mundial, mas a ilha também converteu-se em um lugar de encontro para a juventude dinâmica da cidade e sua cultura criativa futurista. Com Concordia Design Wrocław, o objetivo era respeitar ambas características da localização, o que resulta em um edifício sem "fachada posterior" que se abre aos visitantes em ambas direções.
O projeto foi influenciado pelas representações de Janus, a divindade romana das transições, o tempo e a dualidade. A forma e o desenho interior do edifício mostram uma certa simetria, com aberturas escalonadas de altura tripla nas entradas de cada extremo. Entretanto, dentro desta simetria, existem claras distinções entre a extremidade "formal" do edifício, que apresenta a fachada da edificação histórica, e a nova adição. Na extremidade formal, o espaço de entrada abriga a cafeteria com as paredes de azulejo do edifício original.
Já a extremidade dita informal do edifício está voltada ao parque e abriga a praça de alimentação. Refletindo a energia dada ao parque pelos jovens da cidade, esta fachada é transparente, moderna e acolhedora, com uma parede de vidro de três andares que se abre para o parque e revela um grande mural da artista polonesa Alicja Biała. O tema principal de seu trabalho é um ritmo lento, respeito pela vida cotidiana, desaceleração e contato com a natureza. Personagens realistas são retratados ao lado de criaturas imaginárias.
“Um dos aspectos mais interessantes de Wroclaw é o domínio público movimentado da cidade e o uso das margens do rio. No centro dessa atividade ao ar livre, a ilha de Słodowa é um lugar único e fascinante”, diz Nathalie de Vries, sócia-fundadora da MVRDV. "A combinação de uma estrutura histórica do Concordia Design Wrocław, uma vibrante mistura de negócios criativos e empolgantes e novas atrações que trabalham em harmonia com o espaço público da ilha consolidará a reputação de Słodowa como o lugar para se estar em Wrocław".
O projeto da extensão respeita a construção existente, continuando sua linha da cobertura. As aberturas das janelas na extensão correspondem às da fachada histórica, tornando-se mais amplas e transparentes, mais perto da extremidade informal do edifício. Além do café e do refeitório nos espaços de entrada, o restante do prédio de 4500m² abriga salas para escritórios, enquanto o pavimento superior possui um terraço ao ar livre, protegido por paredes de vidro e oferecendo vistas da cidade.
"Junto ao MVRDV, queríamos criar um espaço democrático que integrasse diferentes grupos de residentes", disse Ewa Voelkel-Krokowicz, CEO do Concordia Design. "Procuramos entender o caráter único do lugar, sua história e potencial. Tanto as comunidades criativas e empresas jovens encontrarão seu lugar aqui quanto todos os que queiram passar seu tempo livre em um espaço bem projetado, em busca de eventos interessantes. Desde o início, nosso objetivo era manter aberta à ilha Słodowa. Concordia tem a oportunidade de combinar este potencial com novas necessidades e atrair novos usuários".