
O escritório MAD Architects divulgou sua proposta para o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Imaginando a instalação esportiva como uma obra de arte pública urbana que representa a beleza e a esperança de Paris, a proposta foi criada em colaboração com três estúdios franceses, Jacques Rougerie Architecture, Atelier Phileas Architecture e Apma Architecture.
Liderado por Ma Yansong, o MAD Architects foi convidado a participar do concurso internacional para projetar o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Uma das duas grandes estruturas a serem construídas para as Olimpíadas, o Centro Aquático sediará as cerimônias de abertura e encerramento do evento global. A maioria dos 36 locais que receberão as modalidades olímpicas já existia ou terá caráter temporário – uma estratégia do comitê para reduzir a pegada de carbono do evento.

Localizado no distrito de Saint-Denis, adjacente ao Stade de France, o Centro Aquático projetado pelo MAD parece flutuar, "mudando com a luz do sol e a coloração do céu, como as ondas". A fachada, uma tela de projeção de 360º, exibirá informações e tansmitirá ao vivo os eventos em andamento.

Inicialmente projetado para receber 5 mil espectadores, o centro pode ser facilmente transformado após as Olimpíadas para receber metade de sua capacidade. Alinhado às considerações ambientais do comitê, 70% da intervenção é construída a partir de madeira e depende principalmente de energias renováveis, minimizando a pegada de carbono do projeto. Além disso, “os painéis solares contribuem para reduzir o consumo de luz e energia, e os sistemas de coleta de chuva reciclam a água para irrigar a vegetação que cobre uma área de 6 mil metros quadrados."

- Terreno: 27.107 m²
- Área construída: 14.363m²
- Altura da edificação: 24,45 m
- Equipe de projeto: Mad Architects, Jacques Rougerie Architecture, Atelier Philéas architecture, Apma Architecture
- Paisagismo: SIGNES PAYSAGE
- Engenharia estrutural, consultoria de sustentabilidade, controle de custos: INGEROP
- Consultoria de fachada: ARCORA
- Engenharia de Fluidos, Água e Piscina: SOJA
- Consultoria acústica: ACOUSTIQUE & CONSEIL