As autoridades municipais de Barcelona pretendem colocar em marcha uma iniciativa para ajudar a aumentar as unidades habitacionais de aluguel disponíveis na cidade. Ameaçam comprar forçosamente propriedades vazias para criar moradias mais acessíveis se os proprietários não alugarem seus imóveis vagos dentro de um determinado período de tempo.
Como os custos de habitação aumentaram 50% nos últimos cinco anos, Barcelona enfrenta a necessidade urgente de estabelecer unidades residenciais acessíveis. Em vez de construir novos edifícios afastados do centro, as autoridades planejam aumentar a quantidade de moradias populares nas região central, adquirindo apartamentos vazios. As providenciais legais já foram tomadas e empresas que possuem imóveis vagos têm um mês para encontrar inquilinos ou venderem seus apartamentos pela metade do seu valor de mercado, além de receberem multas que variam de 90.000 a 900.000 euros.
Empresas locais têm um histórico de negligenciar as propriedades para aluguel, esperando o reaquecimento do mercado. O resultado é um grande número de unidades habitacionais vazias. O plano municipal é alugar essas unidades a preços não especulativos para populações de baixa renda.
A comissária de habitação da cidade, Lucia Martín, disse que a intenção do município é pressionar os proprietários a alugarem suas unidades, e afirmou que “não estamos aqui para desapropriar. O que queremos é que os apartamentos sejam alugados."
Via CityLab.