O escritório 100architects desenvolveu uma proposta para recuperar a ponte peatonal Puji Road em Xangai, China. Intitulado High Loop, o projeto procura transformar a plataforma de 1km de extensão em um equipamento lúdico e colorido, sem alterar profundamente sua estrutura.
A transformação da icônica ponte que liga os distritos de Zhabei e Jing'an, cruzando o rio Suzhou, ocorre após a primeira reforma em 2009, por ocasião da Expo Xangai. À época, a estrutura fora modificada para “permitir o acesso de modais ativos de transporte, como bicicletas e patinetes, além dos pedestres, melhorando a conectividade” entre as duas margens.
O 100architects propôs transformar a ponte em um parque elevado, substituindo o cinza escuro do asfalto por cores fortes e vibrantes, melhorando o sistema de circulação e adicionando bolsões funcionais.
O projeto segrega os tipos de mobilidade por cores, "criando uma hierarquia de ritmos pelos quais a ponte pode ser atravessada". Uma pista linear na cor verde clara demarca o percurso de bicicletas e patinetes, ao passo que uma faixa sinuosa em magenta delimita o espaço para a circulação mais lenta dos pedestres.
Zonas em ciano definem os espaços de parada e permanência, que incluem mirantes, áreas de piquenique, lounges e pequenos anfiteatros. Esses bolsões com funções sociais contrastam com o mobiliário urbano em cor amarela.
- Nome do projeto: High Loop
- Autoria: 100architects (Xangai)
- Equipe de projeto:Marcial Jesús, Javier González, Lara Broglio, Mónica Páez, Keith Gong, Cosima Jiang, Ponyo Zhao, Elena Michelutti, Ginger Huang
- Área: 1.000 metros lineares
- Status: Concepção
- Localização: Ponte Puji Road, Distrito de Jing’an, Xangai (China)