-
Arquitetos: Bureau Bouwtechniek , Callebaut Architecten, Korteknie Stuhlmacher Architecten
- Área: 5840 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Luuk Kramer, Karin Borghout, Stijn Bollaert
-
Fabricantes: Abet Laminati, LIGNOTREND, Nemetschek, Okholm Lighting, Steenhandel Gelsing
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Predikherenklooster é um edifício mais do que impressionante. O mosteiro barroco começou sua construção a partir de 1650 e foi consagrado no século XVIII. Nos séculos 19 e 20, foi usado principalmente para fins militares e foi abandonado em 1975. O projeto foi desenvolvido respeitando as características particulares do edifício existente. O programa, os espaços e o conceito para a restauração, bem como as instalações técnicas, e todas as intervenções estruturais, visam preservar e reforçar as características originais. O edifício tem uma organização simples que consiste em um anel externo composto por amplas salas multifuncionais, um anel interno (o claustro), o pátio, o sótão e a igreja. Ao longo dos anos, a construção foi totalmente preservada e pode ser experienciada em qualquer lugar do edifício.
Para definir o programa, essa estrutura arquitetônica e o caráter dos espaços foram o ponto de partida. Consideramos as imperfeições do edifício, resultantes tanto das várias modificações ao longo dos vários séculos, quanto da negligência nas últimas décadas, como sua grande força. A restauração busca preservar os traços de sua longa e tumultuada história. Evitou-se reconstruir seu estado original: renovações posteriores, acréscimos e traços de deterioração permanecem visíveis tanto dentro como fora. As características distintas do edifício e suas cicatrizes são parte integrante e são tão atraentes quanto perturbadoras, segundo os arquitetos.
Os quartos no térreo incluem o hall de entrada, o café e o restaurante. O pátio serve como um terraço e uma "sala ao ar livre" multiuso. Com suas várias entradas, aberturas e funções públicas ', o térreo abre o edifício para a cidade. As instalações da antiga biblioteca monástica estão localizadas no primeiro andar do anel interno. Essas salas, com seus belos tetos abobadados, proporções dignas e luz suave, são ideais para uso como uma biblioteca de estudos clássica. Os espaços ao redor dele no anel externo servem como espaços de escritório e salas de aula que são multifuncionais e intercambiáveis. Em contraste com as outras salas do mosteiro, o sótão está livre de significado e histórias religiosas.
Com sua estrutura monumental de madeira, o sótão é uma sala cheia de histórias e associações e, para os arquitetos, o local ideal para uma biblioteca geral para crianças e adultos. Para obter luz natural adicional e melhores vistas da cidade, adicionamos várias aberturas zenitais. Estamos cientes de que o papel da mídia impressa, livros e outras fontes de informação será diferente no futuro.
No entanto, acreditamos que as bibliotecas, como salas de estar públicas e ambientes de trabalho coletivos, podem continuar a desempenhar um papel vital na vida pública de nossas cidades. O edifício deve seu charme ao poder atemporal do antigo mosteiro. Devido ao seu interior impressionante, a nova biblioteca tem o potencial de se tornar um importante local social em Mechelen e uma atração duradoura. Nos próximos anos, o Predikherenkloooster se tornará, como disse o prefeito, "um centro literário de bem-estar".