Um novo edifício corporativo "carbono-zero", projetado pelo escritório FCBStudios, acaba de ser aprovado pelas autoridades municipais de Londres. Intitulado Paradise, o projeto recupera e transforma uma antiga estrutura industrial localizada no distrito de Vauxhall.
Desenvolvido pela Bywater Properties, o Paradise terá 5.574 m² dedicado à escritórios e espaços para criação. Com pegada de carbono negativa, o edifício será um marco para a região, que vem testemunhando a construção de uma série de outros empreendimentos contemporâneos. O FCBStudios fez uso de estrutura de madeira laminada cruzada com fachada de terracota extrudada, inspirando-se na antiga sede da Royal Doulton, localizada nas proximidades.
O Paradise foi projetado para fazer parte da comunidade local e da cidade, sem abrir mão da responsabilidade ambiental. Com a aprovação pelas autoridades de planejamento, esperamos que ele defina um novo padrão para projetos de escritórios que sejam "carbono zero" e tragam o bem estar do usuário para o primeiro plano. Estamos ansiosos para concretizar este sonho. – Alex Whitbread, sócio do Feilden Clegg Bradley Studios.
Flexível e de baixo consumo de energia, o projeto é, inclusive, desmontável. Priorizando a saúde e o bem estar dos futuros ocupantes, os espaços de trabalho foram desenhados segundo os padrões WELL, explorando ao máximo a luz e ventilação naturais.
O projeto sugere, ainda, que 13% da área total do térreo seja destinada a usos não-corporativos, dos quais 68% serão disponibilizados antes à empresas locais interessadas. Foram desenvolvidas várias opções de layouts com a Bywater, respondendo a requisitos atuais e futuros dos espaços de trabalho.
Com extremo cuidado e atenção ao patrimônio local, à rica história da região e aos edifícios vizinhos, o Paradise oferecerá "espaços verdes que são, normalmente, raros ou inacessíveis no centro de Londres".